segunda-feira, 24 de março de 2014

Itaipu e FPTI doam equipamentos para curso de Hidrologia do IFPR



Jorge Samek (à direita) dircursa durante solenidade de entrega dos equipamentos.
  
A Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) entregaram, na tarde de sexta-feira (21), 154 equipamentos ao Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Foz do Iguaçu, no valor de R$ 215 mil.
  
Os equipamentos – entre eles, barco, termômetro, parquímetro, GPS de navegação, fotômetro, turbímetro, balança, molinete e amostrador de sedimentos – serão utilizados pelos estudantes do curso técnico em Hidrologia.
  
A cerimônia de assinatura do contrato de comodato ocorreu na sede do IFPR e contou com a presença do reitor da instituição, Irineu Mário Colombo, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, além de representantes do PTI e colaboradores do instituto.
  
Para Samek, a parceria é um presente para a Itaipu, pois o IFPR está colaborando com o desenvolvimento da região e a transformação do Brasil. “O conhecimento e a tecnologia definem se um país é ou não de primeiro mundo. Aqui, vocês fomentam o conhecimento e formam cientistas”, afirmou.

   

  
“Este é mais um gesto da Itaipu e do PTI para o crescimento do campus de Foz”, disse Colombo, ao lembrar que o parque foi, em 2008, a primeira casa do IFPR no município. Segundo o reitor, a Itaipu também foi fundamental para a implantação da sede própria do IFPR em Foz. A área de 100 mil metros quadrados onde funciona o campus – antiga sede do Floresta Clube – foi doada pela empresa.
   
Para a diretora do campus de Foz, Roseli Bernardete Dahlem, esses equipamentos serão fundamentais para a formação dos alunos e para garantir que a proposta do curso de Hidrologia seja alcançada. “Nossa missão é que os profissionais deixem a instituição tendo condições de cuidar e proteger os recursos hídricos.”

  
O IFPR
   
Atualmente há 42 Institutos Tecnológicos no Brasil. O IFPR oferece educação profissional com o objetivo de qualificar jovens e adultos. O instituto é voltado à inserção no mercado de trabalho e também à melhora do desempenho no exercício de atividades profissionais. Em Foz, o IFPR começou suas atividades em 2008, com um curso técnico em Aquicultura. Hoje oferece cinco cursos técnicos (Edificações, Informática, Hidrologia, Aquicultura e Cozinha) e dois superiores (Licenciatura em Física e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas).
Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário