terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Em coluna semanal, presidenta Dilma fala sobre investimentos em educação



Conversa com a PresidentaNa coluna Conversa com a Presidenta desta terça-feira (14), Dilma Rousseff comentou os investimentos do governo federal em educação. Respondendo ao questionamento da costureira catarinense Nádia Luciane Hermann, Dilma lembrou que a educação básica é responsabilidade de estados e municípios, mas que o governo federal tem contribuído com o repasse de recursos para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), além de investimentos em infraestrutura.
“A educação é uma prioridade absoluta de meu governo, por isso estamos realizando investimentos para garantir o acesso de todos a escolas de qualidade, em todos os níveis, da creche à universidade”, afirmou a presidenta.
A presidenta também lembrou o apoio que está sendo dado para garantir o acesso de estudantes ao ensino superior, como as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que neste ano atingiu 2,5 milhões de inscrições; o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no qual o aluno pode financiar, com juros baixos e por prazos longos, as mensalidades do curso superior em uma universidade particular; e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas a estudantes de baixa renda em universidades privadas.
As inscrições para o ProUni começaram nesta segunda-feira (13) e vão até sexta-feira (17), com a oferta de 190 mil vagas para quem estudou em escola pública e pertence a família com renda mensal de até três salários mínimos por pessoa.
“Todos esses programas fazem parte da grande transformação que estamos fazendo na educação no Brasil. Avançamos muito, e vamos avançar mais. O esforço, a dedicação e o empenho dos estudantes, o apoio e o suporte das famílias, e os programas do governo formam um arco de força que nos tornará do tamanho dos nossos sonhos”, garantiu Dilma.

Fonte: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário