segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Itaipu Rosa: Um alerta para a prevenção do Câncer de Mama

Joel fala sobre a importância da prevenção à Patrícia Gonzalez, no Programa Foz Mulher

Desde o dia 4 de outubro, os condutos forçados da Usina de Itaipu estão sendo iluminados de rosa, durante o espetáculo da Iluminação da Barragem. O objetivo é chamar a atenção de mulheres e homens para a prevenção do câncer de mama. No dia 19, uma grande solenidade no Mirante Central reunirá autoridades brasileiras e paraguaias para marcar a adesão oficial da empresa à lista de edifícios e monumentos integrados ao Outubro Rosa.
   
A usina de Itaipu já participa ativamente da campanha contra o câncer de mama, mas será a primeira vez que irá aderir ao Outubro Rosa também com a Iluminação da Barragem, acompanhando ícones do mundo inteiro, como a Torre Eiffel, em Paris, a Estátua da Liberdade, em Nova York, a Torre de Londres e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
  

Segundo Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro de Itaipu, em entrevista ao Programa Foz do Mulher, da Foz TV, esta iluminação servirá de alerta e símbolo da luta contra a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e também faz vítimas entre os homens.

No Brasil, foram registrados mais de 52 mil casos novos de câncer de mama no ano passado, dos quais 3.110 só no Estado do Paraná. Por região brasileira, a maior incidência da doença é no Sudeste (69 mulheres a cada 100 mil), seguido do Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil), Nordeste (32/100 mil) e Norte (19/100 mil).
  
O maior número de casos da doença nas regiões mais ricas do Brasil confirmaria uma das teses de que o câncer de mama também está relacionado ao processo de urbanização da sociedade, vitimando em maior grau as mulheres com maior status socioeconômico.
   
Mas as causas são variadas, desde a predisposição genética, baseada no histórico familiar da doença, até outros fatores de risco já bem estabelecidos, que vão desde a idade da primeira gestação e menopausa tardia até a alta densidade do tecido mamário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário