sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Programa de Equidade de Gênero é apresentado à ministra da Mulher do Paraguai



Jorge Samek , Lilian Samaniego, Ana Maria Baiardi e James Spalding, diretor-geral Paraguaio da Itaipu, antes da reunião.
  
O Programa de Incentivo à Equidade de Gênero da Itaipu Binacional foi apresentado para a Ministra da Mulher do Paraguai, Ana Maria Baiardi, e à senadora do Paraguai, Lilian Samaniego, nesta quinta-feira (5), na sala de reuniões da diretoria, no Edifício da Produção.
   
A apresentação foi feita pelas coordenadoras do programa nas margens esquerda e direita, Maria Helena Guarezi e Mirian Liliana Velazquez, respectivamente.
  
A reunião contou também com a presença dos diretores de ambas as margens da empresa e da secretária municipal de Assistência Social, Cláudia Pereira.
  
Segundo Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, a proposta da apresentação foi estreitar ainda mais a relação entre os dois países nas ações de equidade de gênero, desenvolvendo atividades conjuntas em defesa da mulher no Brasil e no Paraguai, não apenas no âmbito empresarial, mas também envolvendo os governos dos dois países.

  


O encontro teve a presença dos diretores de ambas as margens da empresa.
   
A ministra parabenizou a empresa pelos avanços e incentivou a seguir adiante, em especial na ampliação do número de mulheres nos espaços de decisão e na prevenção da violência contra mulheres. Ela também falou sobre a importância da inserção do público feminino no mercado de trabalho. “Iniciativas positivas em defesa dos direitos da mulher deveriam ser copiadas por todas as empresas e também pelos governos. Queremos ser parceiros”, disse.
 

O Programa
  
O Programa de Incentivo à Equidade de Gênero foi lançado há dez anos pela Itaipu. Nesse período, além de ter conseguido vários avanços em prol da mulher dentro da empresa, se tornou referência nacional.
   

Ana Baiardi, LilianSamaniego, Joel de Lima, Cláudia Pereira e Maria Helena Guarezi durante a apresentação.
  

Entre as conquistas está o horário móvel, para que as mulheres e os homens pudessem buscar ou levar os filhos para a escola, e as condições especiais de transporte a até a possibilidade de mudança de local do trabalho para as gestantes.
  
O reconhecimento também veio. O programa já recebeu quatro vezes o selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres-SPM/PR. Em 2013, a ONU Mulheres e o Pacto Global consideraram a Itaipu Binacional uma empresa de referência em equidade de gênero e empoderamento das mulheres, com o 1º Prêmio de Liderança em Empoderamento das Mulheres, na categoria “Sete Princípios”.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário