quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Campanha de Combate à Exploração Infantil será reeditada e ampliada



A Campanha de Combate ao Abuso e ao Comércio Sexual de Crianças e Adolescentes na Fronteira, promovida em 2003, com o apoio da Itaipu Binacional, será reeditada e ampliada este ano. O diferencial será a abrangência e os parceiros.

Na época, a campanha de mídia - que tinha como mascote uma bonequinha e incentivava a denúncia através de um 0800 - mobilizou brasileiros e paraguaios.  Desta vez, a proposta é lançar também na argentina.


Na segunda-feira (2), o assistente do diretor-geral, Joel de Lima, convocou o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo Angeli; a Secretária Municipal de Assistência Social, Cláudia Pereira e o Secretário Municipal de Turismo, Jaime Nascimento para dar encaminhamento à campanha. A reunião foi realizada no Centro Executivo.  


Nesta quinta-feira (5), Joel receberá a Ministra da Mulher, do Paraguai, Lilian Samaniego para pedir o patrocínio junto ao Governo Paraguaio. No dia 13, o debate será ampliado e contará com a participação também de representantes do Ministério Público e Vara da Infância e da Juventude.


A proposta é, neste período Pré-Copa do Mundo, mostrar a existência do problema, mas também conscientizar os órgãos governamentais, iniciativa privada e a população para atuar de forma mais participativa, além orientar os jornalistas para uma abordagem adequada do tema na mídia.


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República já repassou R$ 100 mil à Prefeitura de Foz para investir em campanhas de conscientização de defesa do direito à infância Pré-Copa do Mundo.


Selo


Além de outdoors, outbus, vídeos, spot para rádio, placas na sala de desembarque do aeroporto e rodoviárias, materiais para jornais e revistas, cartazes, adesivos, banners para distribuição em escolas e postos de saúde, será lançado um selo para empresas consideradas amiga da infância e contra a exploração de meninos e meninas. Os critérios de avaliação serão definidos no dia 13.


Em 2003, após cursos de capacitações dos empregados e palestras de conscientização, o selo foi entregue aos hotéis e restaurantes de Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este. “O estabelecimento que tinha o adesivo colado na porta ou o display sobre o balcão indicava ser contra o abuso e à exploração de meninos e meninas”, explicou Joel .  E completou: “Adotavam medidas como, por exemplo, não aceitar adolescentes e crianças dentro dos hotéis sem autorização dos pais”.



Este ano o objetivo é certificar não apenas o Trade Turístico, mas a todas as empresas da Tríplice Fronteira que engajarem na luta contra a exploração e o abuso infantojuvenil.


Para Paulo Angeli, esta iniciativa valorizará o destino. “Hoje, antes de escolher um local para visitar, o turista faz três avaliações: segurança, cuidado com o meio ambiente e boas práticas. Essa com certeza é uma ótima prática”, disse.


A Secretária Cláudia Pereira também aprovou a ideia. “A cidade como um todo deve abraçar esta causa, pois o abuso e a exploração acontecem onde menos se espera”.


Educação


Na opinião de Jaime, a proposta não é apenas preparar a população para o período da Copa do Mundo, mas debater o assunto de forma permanente. “O tema deve ser inserido na grade curricular dos cursos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), por exemplo”, completou.


Prêmio

O resultado da campanha realizada em 2003 garantiu ao Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, em 2007, uma menção honrosa do Ministério do Turismo por boas práticas na área de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.




Rede Proteger e GGIM


Na sexta-feira, 30, os integrantes da Rede Proteger realizaram uma reunião conjunta com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro contou também com a participação do prefeito, Reni Pereira, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Cleumar Paulo Farias e a Secretária de Assistência Social, Cláudia Pereira.


Segundo o Secretário Municipal de Segurança Pública, Cleumar Paulo Farias, o GGIM já faz parte da Rede Proteger, mas como assumiu há pouco tempo a Secretaria queria conhecer mais de perto o trabalho da Rede e se colocar a disposição para atuar de forma articulada.


O GGIM articula ações de prevenção e repressão a todos os tipos de por meio de um trabalho conjunto entre órgãos federais, estaduais e municipais. Em Foz, congrega as Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Militar, Agência Brasileira de Inteligência, Receita Federal e Guarda Municipal. 


A Rede Proteger reúne 30 instituições que atuam na defesa do direito à infância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário