A Iluminação da Barragem, uma das principais atrações turísticas de Itaipu, também vai aderir ao Outubro Rosa – movimento internacional de combate ao câncer de mama. Durante o mês que vem, os condutos forçados refletirão, durante o espetáculo, a cor da Campanha da Luta contra o Câncer de Mama.
A adesão da Iluminação da Barragem à campanha, que acontece
em todo o mundo, é uma iniciativa da Itaipu Binacional, integrando Brasil e
Paraguai, Fundação Cultural e as secretarias de Ação Social e de Educação de
Foz do Iguaçu, entre outros parceiros. A ideia é chamar a atenção da população
e turistas sobre o problema.
Essa será a primeira vez que a atração será iluminada de
rosa, mas a empresa já participa ativamente da campanha contra o câncer de mama
de outras formas. No mundo inteiro, ícones da arquitetura, como a Torre Eifel,
em Paris, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também aderiram ao Outubro
Rosa. A iniciativa tem o apoio da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu
(CS.GB), responsável pela administração do atrativo.
A Iluminação Rosa, ainda sem data definida, por questões
técnicas, marcará também a abertura oficial da campanha em Foz do Iguaçu sobre
o tema. O ato simbólico vai contar com participação de representantes dos nove
municípios atendidos pela 9ª Regional de Saúde, entre outros. A ministra da
mulher do Paraguai, Ana Maria Baiardi confirmou participação no evento. A
ministra esteve recentemente na Itaipu e ficou impressionada com a política de
equidade de gênero implantada na empresa.
Programação
A programação da campanha inclui ainda uma série de
palestras e de outras atividades alusivas. A adesão da Iluminação de Itaipu ao
outubro rosa foi confirmada pelo assistente do diretor-geral brasileiro da
Itaipu, Joel de Lima, durante uma reunião, na quinta-feira (19), na sede do
Provopar, em Foz do Iguaçu.
Segundo Joel, com a adesão do atrativo de Itaipu ao Outubro
Rosa, o que se espera é reforçar as ações de conscientização sobre o câncer de
mama, uma doença que afeta homens e mulheres em todo o mundo.
“Como a usina é uma atração internacional, visitada por
turistas de todo o planeta, a iluminação da hidrelétrica será simbólica e vai
ajudar a reforçar a importância da prevenção”, disse Joel de Lima. A secretária
de Ação Social, Cláudia Pereira, agradeceu o apoio de Itaipu.
Jantar Rosa e Mamóvel
Entre outras atividades previstas para marcar a campanha em
Foz do Iguaçu está a 5ª edição do Jantar Rosa, marcada para o dia 18 de
outubro, no Hotel Golden Tulip. O evento, que virou uma tradição no calendário da
cidade, é aguardado com bastante expectativa.
Toda a verba arrecada com a venda dos ingressos e das
camisetas alusivas à campanha será destinada para a compra de uma unidade móvel
de mamografia, a primeira do Paraná. Segundo dados da Secretaria de Ação
Social, menos da metade das mulheres que agendam a mamografia comparecem para
fazer o exame. Com o mamóvel, pretende-se aumentar esse número, já que a
unidade será itinerante.
Números
A cada ano, pelo menos 60 mil mulheres são diagnosticadas
com câncer de mama no mundo. Hoje, segundo o relatório mundial, 1,6 milhão de
mulheres sofrem com a doença, o dobro do número registrado em 1980. Embora em
menor escala, os homens também são vítimas da doença. Estima-se que o câncer de
mama atinja um homem a cada 100 mulheres.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer,
mais de 500 homens morreram no período de 1996 a 2002 vítimas desse tipo de
câncer. Nos Estados Unidos, a mortalidade chega a 400 casos por ano, e segundo
um estudo publicado na revista norte-americana Cancer, a incidência naquele
país aumentou 25% nos últimos 25 anos.
Fonte: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário