Artigo do presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Sales, publicado pelo Jornal o Estado de São Paulo sobre o populismo tarifário
A postura populista em relação à conta de luz e o uso político de estatais são práticas antigas que vêm destruindo o setor elétrico há tempos. Não há surpresa até aqui, principalmente se analisarmos quais são os grupos de pressão econômica e política que têm demagógica e sorrateiramente se beneficiado dessas artimanhas. Mas surpreendeu a todos a postura do governador paranaense, eleito com apoio de um partido que investiu muito esforço para corrigir as várias distorções que penalizaram o setor elétrico brasileiro por décadas: no dia 20 de junho, o chefe do Poder Executivo do Paraná pediu "para a Copel segurar para ver exatamente o que é isso". Deveria saber, pois as regras de reajuste já existem há anos e são muito transparentes.
No caso da Copel, apenas 6 dos 14 pontos porcentuais de
reajuste anunciados pela Aneel (menos que a inflação) destinam-se à
distribuidora, a maior parte do reajuste - 8 pontos porcentuais - decorre
principalmente da elevação do custo de compra de energia.
É preciso ficar claro que a Copel não pertence ao
governador. Ela é uma empresa de capital aberto, listada na Bolsa de Valores,
com obrigações a cumprir não apenas para com seus acionistas majoritários. Além
deles, há os acionistas minoritários, os fornecedores, os financiadores e o
próprio Fisco estadual. Em relação a este último compromisso, registre-se que
em 2012 o Paraná arrecadou mais de R$ 2,4 bilhões de ICMS sobre a energia
elétrica, o que corresponde a 13,6% do total de ICMS arrecadado no Estado.
É oportuno lembrar à Nação que em 1993 o cenário de total
colapso econômico-financeiro do setor elétrico por causa de um represamento
artificial de tarifas levou ao sucateamento do setor e requereu uma injeção de
US$ 23 bilhões do Tesouro Nacional. A partir de então foram estabelecidas
tarifas realistas e esperava-se que a dura lição tivesse sido aprendida.
Mas no próprio Paraná as mazelas do populismo tarifário são
recentes: o ex-governador Requião, durante seus oito anos de mandato, submeteu
a Copel a um represamento tarifário para fins eleitorais que extirparam R$ 5
bilhões em receitas da empresa. Este episódio está detalhadamente explicado no
Caso n.º 6 do White Paper Gestão Estatal (Parte 2): Governança Corporativa,
disponível em www.acendebrasil.com.br/estudos.
No final, decidiu-se por parcelar o aumento: 9,55% agora e o
restante no reajuste do ano que vem. A decisão preserva o valor econômico para
a empresa, mas já houve estragos. O investidor vai exigir um retorno maior para
investir na estatal para compensar a percepção de risco político mais elevado.
Resultado: o custo de captação da Copel, assim como de outras concessionárias,
irá aumentar.
Se o governador realmente deseja reduzir a tarifa, deveria
reduzir a tributação de ICMS sobre energia elétrica e usar os dividendos do
governo derivados dos resultados da Copel para reduzir a conta de luz. Essas
medidas reduziriam a tarifa de energia sem prejudicar a sustentabilidade da
Copel. Mas não o faça com o chapéu alheio: a Copel, que tem sua tarifa
integralmente regulada, precisa cumprir com obrigações crescentes de nível de
qualidade de serviço e, para tanto, executar investimentos milionários cuja
única fonte de receita é a conta de luz.
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