segunda-feira, 29 de julho de 2013

Direito à infância: Foz recebe R$ 100 mil para aplicar em campanhas antes da Copa



A oficina no RBV ajudou a elaborar o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência.
  
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República repassou R$ 100 mil à Prefeitura de Foz do Iguaçu para investimentos em campanhas de conscientização da defesa do direito à infância, para divulgação antes da Copa do Mundo de 2014.
  
O recurso deverá será utilizado em ações de mídia e em capacitações dos profissionais do trade turístico.
  
Criviam Paiva de Siqueira, da equipe do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, explicou que Foz do Iguaçu foi contemplada com esta verba graças às articulações e discussões realizadas entre poder municipal e federal – das quais a binacional fez parte.
   
“A Secretaria de Direitos Humanos quer preparar as cidades para cuidar das crianças e adolescentes no período da Copa e das Olimpíadas, quando o País receberá milhares de pessoas e, com isso, meninos e meninas ficam ainda mais vulneráveis a abusos e violência”, disse.
   
Plano Municipal
   
Com a proposta de ampliar as ações de defesa aos direitos das crianças e desenvolvê-las de forma continuada, as instituições de Foz participaram, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), na Itaipu, de uma oficina para elaborar o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência.
   
O documento norteará as ações a serem realizadas em Foz do Iguaçu. Depois de aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, todas as atividades serão baseadas nos seis eixos temáticos previstos no plano: atenção, prevenção, estudos e pesquisa, defesa e responsabilidade, comunicação e mobilização, participação e protagonismo.
  
“Com este plano, construído por várias mãos, teremos condições de buscar recursos junto aos governos. Tudo o que formos fazer a partir de agora seguirá nesta linha”, explicou Suely Ruiz, coordenadora do PAIR/ Mercosul, Programa de Ações Referenciais.
     
O Plano Municipal segue as diretrizes do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência, criado em 2000, mas reformulado em 2012.
   
Primeiras ações
  
Na abertura da oficina no RBV, a secretária municipal de Assistência Social, Cláudia Pereira, lembrou que uma das ações conjuntas desenvolvidas no município este ano é a campanha de incentivo à denúncia: Disque 100. Displays e cartazes foram fixados em pontos de ônibus e nos próprios ônibus do transporte coletivo de Foz e do transporte de empregados da Itaipu, além de campanhas de mídia.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário