A competição aconteceu no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera. Os jovens Rallison Guerra e Tatiana Romero disputaram com adversários mais experientes e já formados – os jovens são Sub23, e o Troféu Brasil é uma competição adulta. Mesmo assim, fizeram bonito.
Rallison é o 5º colocado no ranking nacional da sua categoria no lançamento do martelo. No Troféu Brasil, conquistou o 14º lugar, com a marca de 51,7m. Ele foi o único paranaense na prova.
Tatiana Romero, 10ª colocada no lançamento do disco Sub23, ficou com o 13º lugar na categoria, com a marca de 36,73m. Foram belas performances, ainda que contra adversárias mais velhas e mais experientes.
Um terceiro jovem do projeto estava cotado para participar, mas acabou ficando em Foz para participar de um teste em sua faculdade para receber bolsa integral. Edson Monteiro é o 3º melhor atleta do País no lançamento de dardo Sub23, mas, como a competição não era do nível a que ele pertence, os coordenadores do projeto acharam melhor que ele ficasse para fazer o teste.
Apoio
Para o técnico coordenador do Instituto de Atletismo, Sergio Muniz dos Santos, os bons resultados não teriam chegado sem o apoio que receberam. Em março deste ano, a Itaipu entregou aos alunos do projeto equipamentos (pesos, discos, dardos, caixotes, martelos, bolas, barreiras e uniformes) e suplementos alimentares para treinamentos e competições.
Desde quando firmou o convênio, em outubro de 2012, a empresa vem custeando as viagens e o transporte desses jovens.
Segundo Márcio Bortolini, da Assessoria da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB), embora a atividade seja focada no esporte, a proposta do convênio é criar nesses jovens a esperança de uma carreira profissional e, ao mesmo tempo, evitar que sejam vítimas de exploração. “Queremos que eles aproveitem o período da infância para aprender uma profissão e tenham qualidade de vida”, disse.
O projeto
O projeto Jovens Atletas começou há cinco anos. Atualmente, cem meninos e meninas de escolas públicas de Foz do Iguaçu treinam diversas modalidades de atletismo, como corrida, arremesso, saltos e lançamentos, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar.
Por meio do convênio, a Itaipu deu mais uma contribuição para tirar jovens da situação de vulnerabilidade social e ajudá-los a buscar medalhas. O PPCA mantém ainda o projeto Meninos de Lago, que treina cem meninos e meninas na canoagem.
Fonte: JIE
Nenhum comentário:
Postar um comentário