quinta-feira, 23 de maio de 2013

Gleisi diz que falta articulação politica e projetos para governo do PR receber recursos

Em entrevista à jornalista Joice Hasselmann, veiculada no Programa Paraná no Ar da RICTV, na última sexta-feira (17), a ministra-chefe Casa Civil, Gleisi Hoffmann falou sobre a Medida Provisória 595, conhecida como MP dos Portos, mulheres no poder e recursos federais para o Paraná. Gleisi considerou natural o intenso debate que envolveu a MP dos Portos no Congresso Nacional, por ser um tema polêmico e que envolve diversos setores e interesses.  A ministra também considerou natural a falta de consenso sobre a MP, devido da complexidade do tema.

Na entrevista, Gleisi disse que o foco da MP era o escoamento da produção do país, mas acabou tomando o rumo da discussão dos terminais portuários o que acabou “trazendo bastante divergência e retardo na avaliação da matéria”. “Por mais que o governo encaminhe a sua posição, vai ter gente da base aliada que pense diferente. Nós não temos como impor. Então é natural que tenha o debate, que tenha a divergência, aliás, eu acho que isso é política”, ponderou a ministra quando perguntada por Joice sobre o que faltou no processo de articulação.
Mulheres 
Outro tema abordado na entrevista foi sobre as mulheres que comandam o Brasil. Gleisi elogiou a atuação da presidente Dilma Rousseff. “A presidenta é muito determinada e trabalha muito para que as coisas aconteçam em beneficio das pessoas”.
Quando perguntada por Joice sobre como era a rotina “da segunda mulher mais importante” do país, Gleisi lembrou que no governo federal há muitas mulheres importantes, como a ministra de Planejamento, Miriam Belchior, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti e Helena Chagas da Comunicação Social.
Paraná
Sobre o Paraná, a ministra foi perguntada sobre o motivo de o Estado do Paraná não receber recursos do governo federal.  Gleisi explicou que “falta articulação política e apresentação de projetos. Não há como o dinheiro sair daqui e dizer: ‘Paraná, por favor, me receba que eu estou aqui querendo ser investido’”.
Segundo a ministra, o Estado do Paraná é “ensimesmado”, mas que a União tem projetos para o Paraná. “Várias rodovias têm recursos da União, temos agora o Porto de Paranaguá, os aeroportos que vão receber também investimentos. Enfim, eu acho que se tivesse um pouquinho mais de articulação e projetos teria mais retorno”, ressaltou.
Na entrevista, a ministra disse que o Paraná está perdendo investimentos diretos de cerca de R$ 2 bilhões, já aprovados pelo Senado e US$ 350 milhões do BIRD. O governo do Paraná, segundo a ministra, está impedido de realizar a assinatura, pois o Estado não está de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) já que “extrapolou o teto de pessoal, tanto o Poder Executivo como o Poder Legislativo. Não tem o que a gente fazer, não adianta o governador, o secretário ou quem quer que seja dizer que nós estamos impedindo. É um fato”, concluiu a ministra Gleisi Hoffmann.
Fonnte: Agência de NoticiasPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário