quinta-feira, 16 de maio de 2013

Caminhada abre atividades do Dia de Combate à Exploração infantojunvenil



Uma caminhada marcada para começar às 8h, desta sexta-feira (17) em frente ao 34ª Batalhão de Infantaria Motorizado, com a participação de crianças, adolescentes e integrantes das entidades ligadas à defesa do direito à infância abre as atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes – Dia 18 de Maio – em Foz do Iguaçu. 
 
A marcha seguirá pela Avenida Brasil até a Praça do Mitre, aonde haverá apresentações culturais e lúdicas, distribuição de panfletos e o lançamento da campanha de mídia desenvolvida em parceria entre a Prefeitura, Itaipu e Rede Proteger que prevê adesivar todos os ônibus do transporte coletivo de Foz e do transporte de empregados da Itaipu, além de vans de turismo. 

Como parte da campanha, os restaurantes e hotéis da cidade receberão displays para colocar nas recepções. A ideia é mostrar para os hospedes e clientes que àquele estabelecimento é contra a exploração infantojuvenil. Spots também serão veiculados nas rádios, televisão, além de uma grande campanha de mídia que inclui jornais, revistas e outdoors.

Todo o trabalho prevê sensibilizar a comunidade para o abuso e maus tratos cometidos contra meninos e meninas e incentivar a denúncia. Em Foz, somente o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) atende, todos os dias, em média, seis meninos e meninas vítimas de abusos e maus tratos.

Ponte Fechada
No dia 18, sábado, às 9h, a Ponte Internacional da Amizade será fechada, dentro da campanha "Fronteira Fechada Para o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".

No dia 21, às 19h, haverá uma palestra no SEST/SENAT com o tema “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

18 de Maio
 A escolha da data é uma forma de lembrar a sociedade brasileira o caso Araceli Cabrera Sanches. No dia 18 de Maio de 1973, Araceli, então com oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por integrantes de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar. O silêncio de muitos resultou na impunidade dos criminosos.

Cerca de 30 anos depois, a então deputada Rita Camata, do Espírito Santo, presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional, apresentou o projeto de Lei 9.970, de 2000, que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil.

Desde então, a sociedade civil promove atividades em todo o País para conscientizar a população e autoridades sobre a gravidade do problema.

Denuncie você também. Disque 100. Ou entre em contato com o NUCRIA pelo telefone (45) 3524-8565.

Nenhum comentário:

Postar um comentário