segunda-feira, 15 de abril de 2013

Itaipu, PTI e Unila firmam parceria de cooperação técnico-científica

A Itaipu Binacional, a Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) assinaram na última quinta-feira (11) um acordo de cooperação técnico-científica. O compromisso prevê uma parceria para o desenvolvimento conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com foco na integração da América Latina e o Caribe. 
  
A solenidade aconteceu durante a reunião da Diretoria Executiva da Itaipu Binacional, no Edifício da Produção. O documento foi assinado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu (DGB), Jorge Samek, o reitor da Unila, Hélgio Trindade, e o diretor superintendente do PTI, Juan Carlos Sotuyo.
      
Também participaram da cerimônia o vice-reitor da Unila, Nielsen de Paula Pires, e o diretor-geral paraguaio da Itaipu, Franklin Boccia Romañach.
      
Samek destacou que desde a criação do projeto da Unila, a binacional entendeu o importante papel da Universidade para o desenvolvimento regional e, por isso, apoia sua consolidação institucional. Samek lembrou ainda que essas ações, que também são aplicadas em instituições paraguaias, fazem parte da missão da Itaipu.
        
Já o reitor da Unila, Hélgio Trindade, avalia que, embora voltada para a educação, a instituição mantém um olhar especial para onde está inserida, no caso a região trinacional. Depois do Brasil, o Paraguai é o país que mais tem alunos matriculados na Unila.

 
Acordo
      
O acordo prevê, entre outras ações, a atuação conjunta na captação de recursos diante dos sistemas nacional e estadual de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de fomentar a pesquisa. Também está prevista a integração de ações de capacitação com bolsas de estudo na graduação e na pós-graduação, entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário