terça-feira, 16 de abril de 2013

Nucria: Itaipu pede apoio ao Governo e à Prefeitura

A Itaipu Binacional, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), pediu o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Foz do Iguaçu para o Núcleo de Proteção às Crianças e aos Adolescentes Vítimas de Crimes (Nucria).
     
A delegacia especializada na defesa dos direitos à infância está desde 2011 sem psicólogo e assistente social, profissionais considerados fundamentais para o bom desenvolvimento das atividades. 
     
Na segunda-feira (15), o assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima, a secretária de Assistência Social, Cláudia Pereira, e Cesário Ferreira Silva, da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social fizeram uma visita ao Nucria. Eles foram recebidos pela delegada Mônica Ferracioli.
     
“Em 2004, a Itaipu articulou junto à Secretaria de Segurança Pública do Paraná a implantação da delegacia. Também repassou um imóvel para o funcionamento. O papel da prefeitura era contribuir com a manutenção. Não podemos permitir que continue sem profissionais”, disse Joel.
     
Tanto Cláudia quanto Cesário se prontificaram a buscar alternativas para a contratação do psicólogo e assistente social.
      
“A falta de profissionais já era uma preocupação nossa. Agora, com a campanha do Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual e ao Abuso de Crianças e Adolescentes –, é ainda maior. Nesta época, o número de denúncias chega a aumentar 30%. Precisamos da equipe completa”, frisou Joel.
     
Segundo Criviam Paiva de Siqueira, da Assistência da Diretoria Geral, no dia 17 de maio haverá uma caminhada de aproximadamente três quilômetros pelas principais avenidas da cidade. O objetivo é reunir crianças, adolescentes e integrantes das entidades ligadas à defesa do direito infanto-juvenil no município. “Este ano reuniremos todos os órgãos em uma campanha única. Precisamos incentivar o enfrentamento e estimulara denúncia”, disse.
    
Nucria      
O Nucria, inaugurado em dezembro de 2004, foi a primeira delegacia especializada na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes do Brasil. Hoje também há uma em Curitiba.
     
O Núcleo instituído pela parceria do Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Itaipu Binacional tem como principal atribuição o combate à exploração sexual, os maus tratos e os abusos sexuais praticados crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário