terça-feira, 5 de março de 2013

Itaipu entrega equipamentos aos participantes do projeto Jovens Atletas

A Itaipu, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), entregará, nesta quarta-feira (6), às 18h30, no Ginásio Costa Cavalcanti, equipamentos aos adolescentes do projeto Jovens Atletas – Campeões do Futuro.

Pelo projeto, cem meninos e meninas de escolas públicas de Foz do Iguaçu treinam diversas práticas de atletismo, como corrida, arremesso e saltos.

Os jovens receberão uniformes para treinamento e competição, equipamentos para treinos (pesos, discos, dardos, caixotes, martelos, bolas e barreiras) e suplementos alimentares. Desde quando firmou o convênio, em outubro de 2012, a Itaipu vem custeando viagens e transporte.

Participarão da cerimônia o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; o assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joel de Lima; o secretário municipal de Esportes, Anderson de Andrade; um dos apoiadores do projeto, o promotor Marcelo Mafra; e um um convidado especial, o atleta olímpico Edson Luciano, bronze na Olimpíada de Atlanta 1996 e Prata na de Sidney 2000, no revezamento 4x100.

Segundo Joel, a presença de Edson na cerimônia é uma forma de mostrar aos adolescentes que é possível conquistar uma profissão por meio do esporte. Edson Luciano teve passagem por Foz do Iguaçu na década de 90, quando treinou e competiu pelo município. Hoje faz parte do programa "Heróis Olímpicos" e possui um projeto social, cujo objetivo é ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes em São Paulo com a prática esportiva.

O atleta detém o recorde paranaense nos 200 metros, conquistado em Santiago, no Chile, em 1995, quando ainda competia por Foz do Iguaçu.

O projeto

Segundo Márcio Bortolini, a proposta do convênio é incentivar os jovens a serem cidadãos e, ao mesmo tempo, evitar que sejam vítimas de exploração.

O Jovens Atletas – Campeões do Futuro é mantido pela prefeitura há cinco anos, mas desde outubro do ano passado ganhou o apoio da Itaipu, que, por meio da parceria, colabora para tirar jovens de situação de vulnerabilidade social e a iniciar carreira no esporte. Os treinos acontecem no Ginásio Costa Cavalcanti, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar.

O PPCA já mantém o projeto Meninos de Lago, que, pelos mesmos princípios do Jovens Atletas – Campeões do Futuro, promove treinamentos de canoagem a cem meninos e meninas.

Segundo Márcio Bortolini, da Assessoria da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB), embora a atividade seja focada no esporte, a proposta do convênio é incentivar os jovens a serem cidadãos e, ao mesmo tempo, evitar que sejam vítimas de exploração. “Queremos que eles aproveitem o período da infância para aprender uma profissão e tenham qualidade de vida”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário