quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Governo federal vai integrar ministérios para desenvolver o Projeto Beira Foz

 O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi um dos anfitriões do grupo de Foz do Iguaçu. À esquerda do ministro, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek. Foto: Isaac Amorim/ACS/MJ.

Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso, e do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, reafirmaram compromisso do governo federal de viabilizar o Projeto Beira Foz, que prevê a urbanização de 34 quilômetros das margens dos rios Iguaçu e Paraná, em Foz do Iguaçu.

Em reunião na terça-feira (19), em Brasília, Cardozo e Isabella prometeram aos representantes do Projeto Beira Foz negociar para que pelo menos sete ministérios participem do desenvolvimento da iniciativa. Além da Justiça e do Meio Ambiente, devem fazer parte os ministérios da Defesa, do Turismo, da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Participaram do encontro o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; a secretária Estadual de Segurança Pública, Maria Thereza Uili; o diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Juan Carlos Sotuyo; o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; o deputado federal Sérgio de Oliveira; e o assistente da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu e coordenador geral do projeto, Joel de Lima.

O ministro José Eduardo Cardozo se comprometeu a conversar com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, para que ela convoque uma reunião com os sete ministérios, para formar um grupo de coordenação executiva do projeto.

Segundo Joel de Lima, a expectativa é que a reunião ocorra ainda no primeiro semestre. “A ministra Gleisi Hoffmann já vem acompanhando o projeto há algum tempo e mostrou entusiasmo. Estamos na espera dessa próxima reunião”, afirmou.

O projeto

Projeto vai revitalizar a fronteira.

Elaborado em 2011, o Projeto Beira Foz prevê a participação do governo e da iniciativa privada em obras de urbanização dos 21 quilômetros de margem do Rio Paraná, que incluirá a criação de parques e a definição de áreas para restaurantes, hotéis e condomínios. A proposta inclui ainda a revitalização dos 17 quilômetros de margem do Rio Iguaçu, entre o Marco das Três Fronteiras e a entrada do Parque Nacional do Iguaçu (PNI).

Com o projeto, serão realocados os moradores que vivem em áreas irregulares. A urbanização eliminará também os portos clandestinos, usados pelos contrabandistas para trazer do Paraguai mercadorias, drogas e armas para o Brasil.

Projetos paralelos também são considerados importantes para o Beira Foz, como a construção da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai e a implantação da avenida perimetral, segundo Joel de Lima. As propostas para a construção da ponte devem ser abertas no próximo dia 1º de março.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário