sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Centro de Direitos Humanos de Foz pode ser instalado já em 2012


Encontro no PTI reuniu representantes das instituições que trabalharão em parceria para implantar o CRDH de Foz do Iguaçu.

O Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH) de Foz do Iguaçu, o primeiro do Paraná e o segundo da Região Sul, poderá ser instalado já em 2012. Um dos passos para a implantação foi dado nesta quarta-feira (7), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em um encontro que reuniu representantes de instituições parceiras.

A instalação do órgão é resultado de um convênio entre a Itaipu, a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Outras entidades também serão parceiras, entre elas o Centro de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu.

Compareceram à reunião o coordenador dos CRDHs, Atahualpa Fidel Coelho; o assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joel de Lima; a coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Gladis Mirtha Baez; a superintendente de Relações Internacionais e Comunicação Social da Unila, Aline Albuquerque; e representantes de ONGs.

No encontro, Coelho apresentou as propostas dos Centros de Referências e ouviu sugestões em relação às ações a ser desenvolvidas na defesa dos direitos humanos de acordo com as demandas locais. “Embora haja algumas premissas trabalhadas em âmbito nacional, cada centro tem uma metodologia de trabalho”, disse.

“No geral, a maior procura nos centros é por apoio jurídico. De fevereiro a outubro, os CRDHs realizaram 4 mil atendimentos desse tipo”, explicou. Em segundo lugar, de acordo com Coelho, vem a emissão de documentos: 2,5 mil em 2012. “Talvez em Foz do Iguaçu a demanda seja diferente. O cuidado com os brasiguaios, por exemplo.”

Plano de ações

No próximo dia 28, Coelho volta à cidade para traçar um plano de ações, assinar o convênio entre as instituições parceiras e definir o espaço físico do CRDH. Um dos locais apresentados é no antigo espaço da Caixa Econômica, na Avenida JK, e futuro Centro Cultural da Unila.

Uma das propostas, de acordo com Joel de Lima, é resgatar e fortalecer o trabalho do Centro de Direitos Humanos que já existe na cidade. “Nosso papel é propiciar a articulação e a integração das políticas federais”, disse. Segundo Joel, o Centro de Referência é uma das bandeiras da Secretaria de Direitos Humanos na Presidência da República e precisa ser fortalecida, mas nem por isso deve-se esquecer do trabalho já desenvolvido por algumas pessoas no município. “Queremos unir forças para poder oferecer um serviço de qualidade à população”.

Serviços

Em todo o Brasil, há 22 CRDHs em funcionamento. Entre outros serviços, o Centro de Referência oferecerá atendimento psicossocial e jurídico para vítimas de violência; encaminhamentos para programas específicos de proteção de pessoas ameaçadas de morte; apoio à população carcerária; emissão de documentos, sobretudo aos brasileiros que moram no Paraguai; e promoção, conscientização e sensibilização sobre direitos humanos.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário