terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pais sobrecarregam os professores


Segundo Meier, muitos pais deixam para os docentes a responsabilidade de ensinar o que deveria ser aprendido em casa.   

O professor e mestre em educação Marcos Meier alertou, durante palestra na noite dessa segunda-feira (8), no Auditório do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, em Foz do Iguaçu, os riscos da falta de comprometimento dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos. “Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná aponta que 47% dos pais são negligentes”, ressaltou.
    
A apresentação, intitulada “A importância da participação dos pais na escola”, foi voltada a pais e professores de alunos das escolas da rede pública municipal participantes da Gincana Nossa Força É Voluntária 2012, promovida pelo Programa Força Voluntária, da Itaipu.
   
Segundo Meier, muitos pais estão sobrecarregando os professores e deixando para os docentes a responsabilidade de ensinar os valores básicos da educação. Entre eles, meras cordialidades, como “muito obrigado”, “por favor” e “com licença”.
   
“Para evitar tumultos em sala, eles fazem o papel dos pais. Não podem apenas ensinar o conteúdo escolar, mas também como se portar em sociedade”, destacou o professor. Essa despreocupação, para Meier, prejudica diretamente os filhos. “Os alunos com melhores rendimentos são aqueles cujos pais perguntam como estão as notas. Se fez a lição de casa ou se está lendo um livro. Entretanto, é a minoria”, disse.
  
A diretora da Escola Jorge Amado, no Bairro Cidade Nova, Neli Maria Griebel, concordou com a pesquisa. “Temos pais que sequer sabem a série em que está o filho. Muitos mandam a criança para a escola para se livrar de um problema. Quando convocamos reuniões, apenas 40% comparecem”.
  
Neli também parabenizou a iniciativa do Programa Força Voluntária de promover a palestra. “É diferente quando profissionais de fora reforçam o que tentamos falar no nosso dia a dia”.
 
Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário