terça-feira, 9 de outubro de 2012

Autoridades elaboram plano conjunto para defender jovens na Tríplice Fronteira

A partir desta terça-feira (9), autoridades do Brasil, Paraguai e Argentina trabalham em conjunto para concluir o “Plano Trinacional de Enfrentamento a Violência”, que será implantado na Tríplice Fronteira a fim de reduzir os casos de abuso, exploração e maus-tratos contra crianças e adolescentes na região. O encontro segue até quinta-feira (11), no Hotel Slavieiro, em Foz do Iguaçu.

A atividade é coordenada pela Estratégia Regional de Enfretamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes(PAIR-Mercosul), com o apoio da Itaipu Binacional.

Segundo o coordenador do evento, Fernando Luz, embora cada cidade de fronteira tenha uma situação peculiar, a proposta é encontrar pontos semelhantes para a adoção de medidas e estratégias comuns entre os municípios, para fortalecer o enfrentamento da exploração sexual de meninos e meninas na região.

Em dezembro, o documento elaborado em Foz do Iguaçu será apresentando na Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul.

Resultados

O assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima, lembrou que a luta para garantir a crianças e adolescente os seus direitos começou há vários anos na região, mas agora começa a apresentar resultados práticos e positivos.

O documento a ser construído em Foz, por exemplo, é fruto de debates realizados em 15 municípios de fronteira entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. “Cada cidade elaborou seu plano operativo local e agora estamos reunindo os problemas e soluções no plano regional”, explicou Fernando.

Programação

Nesta quarta-feira, os participantes debaterão as práticas de restituição de direitos de meninos e meninas no Brasil, Paraguai e Argentina; e o Trabalho Doméstico de crianças e adolescentes no contexto da Tríplice Fronteira. Também serão apresentados os Planos Operativos Locais de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad Del Este.

Na quinta-feira será elaborado o Plano Trinacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário