segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Novo recorde: 400 celulares voaram durante o 5º Torneio Sul-Americano de Arremesso


 Competidor se prepara para lançar seu celular: número de participantes aumenta a cada ano.

Quatrocentos celulares voaram sobre o Gramadão, na Vila A, em Foz do Iguaçu, nesse domingo (16), durante o 5º Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular – um novo recorde mundial em competições do gênero. No local também aconteceu o 4º Torneio Mundial de Arremesso de Notebook, que reuniu 20 participantes. As competições integraram as comemorações do aniversário da Segurança Empresarial de Itaipu e tiveram o apoio da binacional.

Até então, o recorde anterior era do 4º Torneio, de 2011, com 313 celulares.

Os torneios proporcionaram lazer e conscientização ambiental às milhares de pessoas que passaram pelo Gramadão para participar dos torneios, assistir à disputa ou simplesmente aproveitar o domingo de sol.

Milhares de pessoas compareceram no Gramadão nesse domingo (16).

Os participantes foram divididos nas categorias masculino e feminino, adulto e juvenil. Para arremessar os aparelhos e concorrer aos prêmios, cada competidor doou dois quilos de alimentos.

A exemplo dos anos anteriores, a proposta dos eventos foi alertar a comunidade sobre os perigos do descarte incorreto de aparelhos eletrônicos. Celulares e notebooks contém metais pesados em sua composição e esses resíduos, quando expostos ao meio ambiente, podem causar sérios dados à saúde.

Gabriel Campo Neto, organizador dos torneios, e Bruce Brussolo, apresentador dos eventos.

“Muitas pessoas deixam os celulares velhos guardados ou fazem o descarte de forma inadequada”, disse o coordenador dos torneios, Gabriel Antônio Campos Neto, da Divisão de Planejamento e Atividades Especiais (SESE.AD). “Nosso objetivo foi promover uma confraternização e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre importância da proteção do meio ambiente.”




Resultados

No 5º Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular, categoria masculina, o primeiro lugar ficou com o soldado do 34º BIMTZ Ricardo Borges de Oliveira, de 19 anos, com 99,17 metros. No feminino, Elieli Maria Alves atingiu a marca de 63,26 metros. “É a primeira vez que participo do torneio. Estou muito feliz, pois ganhei e ainda aprendi sobre o descarte correto do lixo eletrônico”, comemorou Ricardo Borges.

No lugar mais alto do pódio masculino, Ricardo de Oliveira, que obteve a marca de 99,16 metros.

A marca do soldado ficou a menos de três metros do recorde mundial. Apesar disso, não faltaram motivos para comemoração. “Embora tivéssemos um prêmio especial para quem superasse o recorde mundial de 102 metros, a festa foi especial. A participação foi maciça. Não esperávamos tantos competidores”, completou Campos Neto.

No juvenil masculino, a maior distância foi registrada por Lucas Eduardo Lopes, com 50,27 metros. No feminino, Khetyeli Quintana ficou em primeiro lugar, com 31,18 metros.

Elieli Alves, a vencedora no feminino.


O 4º Torneio Mundial de Arremesso de Notebook, a única competição desse tipo no mundo, teve como vencedor o colega Calixto Avelino Júnior, do Departamento de Coordenação de Segurança (SES.AD), que atingiu 34,41 metros. “Foi a segunda vez que arremessei um notebook e acho que tive sorte”, disse Calixto. “Da outra vez foi representando a equipe da ADM nos jogos da Segurança Empresarial.”

Reciclagem

A empresa iguaçuense Krefta Tecnologia em Serviços foi a responsável por receber os materiais eletrônicos e dar a destinação correta. “Primeiro vamos separar os aparelhos por tipo e componentes e, depois, encaminharemos para empresas de reciclagem em São Paulo, Curitiba e Cascavel”, explicou a engenheira ambiental da empresa, Gabriela Krieger.

Quem tinha lixo eletrônico proveitou o evento para levar à empresa especializada, que os recolheu no Gramadão.

Quem não pôde participar dos eventos, mas tem em casa algum aparelho eletrônico sem uso, pode entrar em contato com a Krefta pelo telefone (45) 3028-6200 e receber orientações sobre o descarte correto.

Alimentos

Durante todo o dia foram arrecadadas três toneladas de alimentos não perecíveis. Segundo Carlos Silva, do Rotary de Foz, os alimentos serão repassados a dez entidades assistenciais do município.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário