quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Organização lança cartilha de Combate à Corrupção

A AMARRIBO BRASIL, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, disponibilizou para download gratuito a Cartilha "O Combate à Corrupção nas Prefeitura do Brasil", resultado de uma parceria com Instituto Ethos e Transparência Brasil.

Segundo os autores a cartilha tem como objetivo indicar caminhos que se podem trilhar no combate à corrupção. É resultado da experiência bem-sucedida da comunidade paulista de Ribeirão Bonito. O testemunho sistemático de operações e atos suspeitos por parte de autoridades de Ribeirão Bonito, encabeçadas pelo então prefeito, levaram a organização não governamental AMARRIBO (Amigos Associados de Ribeirão Bonito) a liderar um movimento para o monitoramento, a cobrança e a contestação de atos das autoridades municipais, buscando ao final o afastamento dos envolvidos. Para isso contou com o apoio indispensável da comunidade.

O prefeito da cidade renunciou alguns dias antes da votação e fugiu da cidade, sendo mais tarde preso. Hoje responde a diversos processos judiciais. Novas revelações indicam que associada ao pre-
feito estava uma grande organização criminosa com atividades espalhadas pelo Estado.

No livro, descrevem os sinais típicos da presença de corrupção numa administração municipal, como identificá-los e quais as ações possíveis para combatê-las.

Faça o download

Nenhum comentário:

Postar um comentário