domingo, 8 de julho de 2012

Meia Maratona das Cataratas tem quebra de recorde. Quenianos levam a melhor

Os quenianos quebraram o recorde no feminino e masculino e confirmaram mais uma vez o favoritismo na Meia Maratona das Cataratas. A prova, realizada em um percurso de 21 quilômetros, foi disputada neste domingo, dia 08, no Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina.
Ben Kiplimo Mutai finalizou a prova em uma hora, dois minutos e três segundos. Foi o melhor tempo de todas as seis edições. A conterrânea Paskalia Chepkorir Kipkoech venceu o desafio no feminino, com a marca de uma hora, oito minutos e 20 segundos.




Mais de 2,3 mil atletas, número recorde de inscritos, participaram da Meia Maratona das Cataratas, que levou nesta edição o nome de “Troféu 100 Anos Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná”, e foi totalmente disputada dentro do parque.

O segundo e terceiro melhores tempos ficaram com os brasileiros. Giovani dos Santos concluiu a Meia Maratona 12 segundos depois do queniano, seguido por Damião Ancelmo de Souza, com um tempo de 1 hora, 2 minutos e 24 segundos.

Completaram o pódio o queniano Abraham Kiplagat e o brasileiro José Marcio Leão da Silva.

No feminino, o segundo lugar ficou com a também queniana Flomena Cheyech Daniel, seguida da portuguesa Jéssica de Barros Augusto. A brasileira Roselaine de Souza Silva foi a quarta colocada, seguida de outra queniana, Dorcas Kiptarus.

Emoção do campeão

Para Ben Kiplimo Mutai, estreante da Meia Maratona, foi um prêmio duplo ganhar a corrida. “Essa foi a primeira vez que corri no Brasil. Estou muito emocionado e pretendo voltar aqui na próxima edição da prova. É indescritível correr tendo como cenário de fundo essas cachoeiras tão belas”, disse o vencedor.

Pequena diferença

Com diferença de 12 segundos para o primeiro colocado, o brasileiro Giovani da Silva encerrou a prova já pensando na próxima. “Participo há três anos da disputa. Na primeira vez, fiquei em terceiro lugar e, na segunda, em quinto. Agora, fiquei em segundo. No ano que vem, quero ser o grande campeão. E vou trabalhar para isso”, prometeu.

A brasileira Roselaine de Souza Silva também terminou a prova animada. “A disputa foi acirradíssima. Fiquei ao lado das quenianas durante quase todo o tempo, mas, no final, a portuguesa me passou”. Perdi por pouco”, avaliou.

Disputa cresce a cada ano

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, prestigiou a Meia Maratona. Para Samek, os atletas são os grandes responsáveis pelo sucesso da prova, que cresce ano a ano.



“A competição vem melhorando em todos os aspectos, desde o nível técnico, crescimento do número de inscritos, participação da comunidade e inclusão. É uma grande festa do esporte”, disse.

Cadeirantes

A sexta edição da Meia Maratona contou com uma novidade: a participação de cadeirantes. Jaciel Paulino, de 39 anos, foi o grande vencedor na categoria. Ele completou o percurso em uma hora, 5 minutos e 39 segundos. “Queria ter concluído a prova em menos de uma hora, mas o frio dificultou um pouco. Mesmo assim, estou contente”.

Novidades em 2013

Para a sétima edição da Meia Maratona, a meta é aumentar ainda mais o número de participantes e, quem sabe, conseguir uma parceria com a Rede Globo para a transmissão ao vivo da prova para todo o Brasil.

Outra mudança que deve acontecer é em relação à data da prova. A Meia Maratona, que sempre acontece em julho, poderá ser realizada na Semana do Meio Ambiente, no mês de junho, quando costuma ser menos frio.

Para Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, a mudança de data e a transmissão da Rede Globo vão ajudar ainda mais a consolidar a Meia Maratona, que hoje já desponta como um dos eventos esportivos mais importantes do Destino Iguaçu.

Segundo o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, já de olho na próxima edição da prova, as operadoras de turismo estão começando a vender o destino para o período. “A Meia Maratona colabora muito para incrementar o turismo receptivo de Foz do Iguaçu. Os atletas trazem junto familiares, amigos e admiradores”.

100 anos dos bombeiros

O troféu e as medalhas de participação entregues aos atletas homenagearam o centenário do Corpo de Bombeiro do Estado do Paraná. “Este é um grande presente para a corporação”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Antônio Luiz Ferreira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário