terça-feira, 10 de abril de 2012

Telecentro da Guarda Municipal ganha reforço


O Telecentro de Educação à Distância em Segurança Pública, da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, ganhou um reforço essa semana. A Itaipu Binacional fez um repasse de sete computadores para serem utilizados por policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários, policiais federais e rodoviários federais e por entidades assistenciais do município em cursos de qualificação profissional. Agora, o espaço conta com 15 máquinas.

Desde a implantação em 2008, mais de 5 mil pessoas foram beneficiadas com as aulas virtuais nos mais de 60 cursos nas áreas de prevenção da violência, segurança pública, direito e línguas. Entre os beneficiados, os 270 guardas municipais de Foz e 40 adolescentes do Projeto Plugados – Canais Ligados na Cultura, que utilizaram o Telecentro em oficinas de formação em jornalismo cidadão e de gestão de redes sociais.

A relação entre a Guarda Municipal e a Itaipu está mais estreita desde 2009, devido a Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Segurança Pública”. Desde esta época a GM é uma parceira do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, em ações da empresa na prevenção e no combate à exploração de meninos e meninas e no tráfico de mulheres. Inclusive é uma das integrantes da Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (Rede Proteger).

Segundo o assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima, a empresa fez a entrega dos equipamentos - já utilizados por empregados de Itaipu -, por entender que policiamento não é apenas opressão, armas, e instalação de câmeras, mas cuidado e integração com a comunidade. “Segurança com uma lente social tem outra abordagem. Uma delas é a prevenção. A educação e o treinamento são peças fundamentais”.

O inspetor Ederson Cadaval, tutor máster do Telecentro, disse que as novas máquinas aumentam a capacidade do espaço e, agora, qualquer entidade do município interessada em um espaço com internet para capacitação de profissionais pode procurar a entidade e agendar as aulas. “Queremos que o espaço seja utilizado cada vez mais. Basta apresentar o projeto e o tema do curso”.

Telecentros

O Telecentro é um projeto do Ministério da Justiça com o objetivo de capacitar os profissionais de forma continuada e integrar a polícia à comunidade. Em todo o Brasil foram instaladas 270 salas de aula virtual nas 27 capitais brasileiras e nos principais municípios do interior.

As entidades que precisarem utilizar o espaço podem entrar em contato pelo telefone (45) 3573-6720 ou mandando e-mail para telecentrofoz@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário