quinta-feira, 12 de abril de 2012

Crescem 300% as conexões de internet acima de 2 mega

Pesquisa divulgada ontem pelo Ibope/Nielsen mostra que o número total de acessos à internet no Brasil atingiu 79,9 milhões no final de 2011, além de apontar crescimento de 302% nas conexões entre 2 e 8 megabits por segundo, nos últimos dois anos. Na categoria de velocidades de até 2 megabits, o crescimento foi de 47%.

Evolução do número de usuários ativos, por conexão – domicílios, Brasil

fevereiro de 2010 e fevereiro de 2012


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, declarou que "o mais importante a meu ver, nesta pesquisa, é que além do aumento significativo no número de usuários da banda larga no país, caiu o número de conexões baixas e aumentou, de forma espetacular, o número de conexões de até 8 mega e mais ainda acima de 8 mega. Nosso PBNL está funcionando", afirmou.

Bernardo destacou que o Programa Nacional de Banda Larga não inclui apenas a venda de internet de 1 megabit por R$ 35, mas envolve várias outras medidas integradas para melhorar a qualidade e ampliar o alcance da internet no Brasil. Destacou como um dos componentes do PNBL a recente medida de desoneração da construção de redes de fibra óptica e as conexões no atacado já realizadas pela Telebras, entre outras medidas.

Paulo Bernardo ainda comemorou o crescimento do acesso e lembrou que quando assumiu o Ministério das Comunicações, em janeiro de 2011, os dados indicavam que o número de pessoas com acesso à internet era de cerca de 40 milhões e, portanto, "em um ano dobrou, já que chegou a quase 80 milhões o número atual de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente", ressaltou.

Segundo a pesquisa, em 2012, o ritmo de crescimento vem se mantendo forte e, de janeiro para fevereiro, foi registrado 1 milhão a mais no número de acessos à internet. Além disso, considerando apenas o acesso em casa, o total de domicílios com internet chegou a 62,6 milhões. Das pessoas que acessam internet em casa, segundo a pesquisa, 39,7 milhões foram usuários ativos, um crescimento de 18% em relação a 2011 e 40% em relação a 2010.

Fonte: MC

Nenhum comentário:

Postar um comentário