quinta-feira, 12 de abril de 2012

Em Brasília, Itaipu apresenta projeto Beira Foz ao Ministério da Justiça

Uma comitiva de autoridades da Itaipu, do Paraná e de Foz do Iguaçu apresentou, nesta quinta-feira (12), em Brasília, o projeto Beira Foz – Integração, Inclusão e Desenvolvimento, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e à ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira. O projeto prevê a urbanização das áreas próximas aos dois principais rios de Foz do Iguaçu: Paraná e Iguaçu.

Fizeram parte da comitiva o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o assistente e coordenador do projeto pela IB, Joel de Lima; o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla; o diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Juan Sotuyo; o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo MacDonald Ghisi; o vice-governador do estado do Paraná, Flávio Arns; o secretário estadual de Turismo, Faisal Saleh; o secretário municipal de Planejamento de Foz do Iguaçu, Wádis Benvenutti; e o presidente da Acifi, Roni Temp.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Itaipu, FPTI, UDC e 3C Arquitetura e Urbanismo e conta com a colaboração de diversas instituições presentes na região da Tríplice Fronteira. O objetivo principal é a elaboração de um plano de urbanização com a participação das três esferas de governo, iniciativa privada e sociedade na integração dessas áreas de beira-rio à paisagem urbana da cidade, melhorando as condições de segurança da fronteira e beneficiando o turismo e o desenvolvimento econômico e social.

"Tenho absoluta certeza de que um ponto turístico tão bonito e importante, como as Cataratas e as demais belezas naturais de Foz do Iguaçu, será muito engrandecido se tivermos um parque nessa região hoje degradada e, infelizmente, sendo atingida por pessoas que apenas querem entrar no território nacional para a prática de atos criminosos", afirmou o ministro José Eduardo Cardoso.

Para Samek, o projeto Beira Foz aprofunda um processo de integração de longo prazo. "É um processo que começou com a Ponte da Amizade, depois veio a Hidrelétrica de Itaipu, que estreitou ainda mais a relação binacional com os paraguaios. Posteriomente, foi construída a Ponte da Fraternidade (Tancredo Neves), com os nossos irmãos argentinos e, em 2010, teve início a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). E agora, o Beira Foz, fazendo com que cada vez mais a América Latina fale uma só língua", disse Samek.

O projeto
A proposta está estruturada em torno de quatro eixos. O primeiro, da segurança, compreende a implantação de bases náuticas de vigilância e a urbanização integrada, permitindo a fácil movimentação dos órgãos de segurança e fiscalização, e também de turistas e da comunidade em geral.

No eixo ambiental, estão previstas ações voltadas à preservação da mata ciliar e a recuperação de APPs (áreas de preservação permanente) e de áreas degradadas. Já o eixo do turismo sustentável abrange a revitalização de estruturas existentes, como o Marco das Três Fronteiras e as pontes da Amizade e Tancredo Neves, além da criação de novos atrativos, como os parques M'Boicy, Monjolo e da Integração.

Por fim, o eixo do desenvolvimento socioeconômico pretende promover a desfavelização dessas áreas e sua integração à cidade. As instituições parceiras também querem atuar na atração de investimentos nas áreas de turismo, tecnologia, lazer e infraestrutura, gerando alternativas de trabalho, emprego e renda. O novo zoneamento urbano favorecerá, por exemplo, a instalação de empresas de tecnologia na região próxima ao PTI e à Unila.

Para colocar essas iniciativas em prática, o projeto inclui a realização de um amplo diagnóstico que deverá contar com participação da sociedade e que resultará em um plano urbanístico em toda a extensão dessa área, desde o Parque Nacional Iguaçu até a usina de Itaipu. Outra etapa da metodologia consiste na elaboração da minuta de projeto de lei para constituir a base legal do novo zoneamento urbano.


Foto: Caio Coronel/Itaipu
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário