As aulas para os 650 estudantes matriculados no campus de Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR) começam nesta segunda-feira (13). Os alunos estudarão em um dos cinco cursos oferecidos pela entidade: Informática, Aquicultura, Edificações, Hidrologia e Cozinha.
Para o diretor-geral do Campus, Luiz Carlos Eckstein, a proposta do Instituto é transformar jovens em profissionais aptos para atuarem em diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. “Nosso trabalho parece estar dando certo. Em três anos o número de alunos mais que dobrou. Começamos com 250 estudantes, hoje estamos com 650”, destacou.
Antes de iniciar as atividades, professores e coordenadores do IFPR estão participando de uma Semana Pedagógica que vai até sexta-feira, 10. O objetivo é preparar o corpo docente para o ano-letivo de 2012. Durante cinco dias a equipe planeja aulas, discute as políticas de ensino, bem como as normas e procedimentos internos do instituto.
Laboratório de Recursos Naturais
A novidade este ano será o Laboratório de Recursos Naturais a ser inaugurado dia 24.O espaço será utilizado, principalmente, pelos alunos dos cursos de Aquicultura e Cozinha.
O local, com 800 metros quadrados, abrigará um mini-auditório; laboratório de Limnologia (para análise de água); de desempenho de Zootecnia para fabricar e testar rações; laboratório de Reprodução; de Tecnologia de Pescado; um aquário e uma cozinha. “Num mesmo espaço conseguiremos fazer a reprodução de peixes, produzir rações e, ainda, na cozinha, agregar valor ao pescado. Como por exemplo, nuggets e hambúrgueres à base de peixe”, explicou o coordenador do curso de Aquicultura Bruno Estevão.
O IFPR funciona na área do antigo Floresta Clube, na Avenida Araucária, na Vila A. O espaço de mais de 100 mil metros quadrados foi doado pela Itaipu Binacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário