segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Foz será sede de fórum mundial

A apresentação do projeto à ministra Gleisi Hoffmann reuniu representantes das instituições promotoras do fórum.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Fundo Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi) e a Itaipu Binacional acabam de firmar uma parceria para a realização do 2º Fórum Mundial de Agências de Desenvolvimento Local, em Foz do Iguaçu, em outubro de 2013. Na sexta-feira (27), a iniciativa ganhou o apoio do governo federal, após apresentação do projeto pelos representantes das instituições promotoras à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em Brasília.

O desenvolvimento de territórios a partir de suas potencialidades locais é hoje, assim como a sustentabilidade e a economia verde, um dos temas mais discutidos no âmbito das Nações Unidas e dos fóruns internacionais ligados à ONU.

“Na América Latina de maneira geral, e o Brasil não é exceção, predomina uma visão de desenvolvimento baseada em trazer investimentos de fora. Mas o desenvolvimento local preconiza um estudo profundo das potencialidades de uma determinada região e um plano de longo prazo para desenvolvê-la”, explicou Jorge Miguel Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu. “O que queremos com a realização desse fórum é difundir o conceito e contribuir para que se torne política pública no Brasil e nos países que vierem participar”.

A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que esse tema interessa ao Brasil e à América Latina e que irá constituir um grupo de articulação de políticas públicas federais voltadas ao desenvolvimento local. “Desenvolvimento não pode ser importado. Deve ser promovido conforme a realidade de cada território”, disse a ministra.

A primeira edição do Fórum Mundial de Agências de Desenvolvimento Local foi realizada pela Famsi e pelo Pnud em outubro de 2011, em Sevilha, na Espanha, e reuniu mais de mil autoridades de 47 países. Para a definição da sede da segunda edição, Foz do Iguaçu disputou com cidades nos cinco continentes. A expectativa dos organizadores é atrair ainda mais participantes, principalmente latino-americanos, para o evento.

A realização do fórum coincide com a decisão de instalar em Foz do Iguaçu um escritório do programa Articulação de Redes Territoriais (Art), do Pnud, que também trabalha com esse conceito de desenvolvimento, buscando promover alianças e parcerias entre regiões em desenvolvimento. A criação do escritório ainda depende de aprovação do Itamaraty, mas a expectativa é que venha a trabalhar em sintonia com iniciativas como o Núcleo de Fronteira e outros programas que vêm buscando mudar a realidade da fronteira trinacional de Argentina, Brasil e Paraguai.

Fonte:JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário