terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Beira Rio será transformada em um parque linear

 Equipe elabora o projeto há algumas semanas

A Avenida Beira Rio, em Foz do Iguaçu, será transformada em um parque linear. O projeto Parque Integração visa revitalizar toda a margem do Rio Paraná, desde as proximidades da Itaipu Binacional até o Marco das Três Fronteiras. A iniciativa já conta com a aprovação dos ministros da Justiça, José Cardozo, e do Meio Ambiente, Izabela Teixeira.

O estudo vem sendo feito há algumas semanas por uma equipe multidisciplinar formada por representantes da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi); da Itaipu Binacional; da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC); dentre outros.

Detalhes do projeto serão apresentados nesta quarta-feira (7), às 9 h, no gabinete do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi.

Desenvolvimento

A proposta é contribuir para o desenvolvimento turístico, ambiental e econômico da cidade. Sem esquecer a segurança.

Um plano diretor orientará quais os melhores investimentos a ser feitos no local. Estudos preliminares garantem que haverá três pontos de segurança: da Polícia Ambiental, da Federal e da Marinha. Ainda, áreas destinadas a condomínios residenciais, espaços gastronômicos e de hotelaria, áreas de lazer, e um anfiteatro para receber eventos culturais.

“O governo federal tem políticas diferenciadas para as regiões de fronteiras. Por isso, temos o apoio para a elaboração do estudo. A prova foi a instalação, em novembro, do primeiro Núcleo Regional de Fronteira, um espaço destinado para a construção de políticas públicas para melhorar essas regiões”, explicou Joel de Lima, uns dos coordenadores do projeto.

O projeto prevê ainda a iluminação da Ponte da Amizade, destacada em pesquisa como um atrativo turístico por milhares de pessoas entrevistadas por acadêmicos da faculdade UDC, em julho.

Para Danilo Vendruscolo, Presidente do Conselho Superior da Acifi, o momento é histórico, pois o projeto é, sem dúvida, grandioso porque visa reestruturar toda a margem brasileira do rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário