segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ministro Bezerra participa de instalação de Núcleo de Fronteira

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, participa nesta quinta-feira, dia 24, em Foz do Iguaçu da solenidade de instalação do Núcleo Regional de Fronteira do Paraná. Outras três unidades serão instaladas simultaneamente no Pará, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

A cerimônia está prevista para acontecer durante o Seminário Brasil – União Europeia sobre Políticas Regionais em Áreas de Fronteira e 1º Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira, a partir das 9h, no Parque Tecnológico Itaipu. O governador do Paraná, Beto Richa, e o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, participam do evento.

Paraná

  
O Núcleo Regional de Fronteira do Paraná foi lançado no mês de abril, em Brasília, na sede do Ministério da Integração.  O NRF tem como objetivo propor medidas e coordenar ações para contribuir com o desenvolvimento efetivo das áreas de fronteira e gerar uma maior aproximação e cooperação com os países vizinhos, tendo como enfoque a realidade de quem vive na região.
 
O trabalho será coordenado por um colegiado, no qual "pessoas e instituições locais apresentarão aos governos municipal, estadual e federal, as suas propostas”, explica Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro. O espaço físico da unidade não foi definido, mas provavelmente vai funcionar no PTI.
 
A faixa paranaense fronteiriça é formada por 139 municípios, localizados em grande parte nas regiões Oeste e Sudoeste, em fronteiras com a Argentina e Paraguai.  Em todo o País, 588 municípios distribuídos em 11 estados fazem fronteiras com 10 países. Com 150 km de largura e 16 mil km de extensão, engloba 27% do território brasileiro e abriga uma população de mais de 10 milhões de habitantes.
 
Segundo Joel, existe uma preocupação por parte do Ministério da Integração de cuidar desses municípios, pois são regiões caracterizadas por baixos padrões de desenvolvimento, algumas delas marcadas pela dificuldade de acesso aos bens e serviços públicos, baixa densidade demográfica e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em contrapartida, esses países unidos têm muito potencial para reverter esse quadro.
 
Formação

 
Fazem parte do Núcleo do Paraná, a Itaipu, o Governo do Estado, as associações dos municípios do Sudoeste e do Oeste do Paraná, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), e a Receita Federal, entre outros órgãos e instituições públicas e privadas.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário