terça-feira, 22 de novembro de 2011

Medicina: Beltrão; sim. E Foz do Iguaçu?


Embora conte com boa parte da infraestrutura pronta para receber o curso de Medicina, Foz do Iguaçu perdeu para Francisco Beltrão. O governador Beto Richa anunciou essa semana a instalação do curso de Medicina no campus da Unioeste na cidade do sudoeste.

Em Beltrão, mesmo sem sede e hospital para servir de espaço para os estágios, aulas práticas e residências médicas, a previsão é que o vestibular seja realizado em julho de 2012 e inicio do ano-letivo em janeiro de 2013.

Foz do Iguaçu que já conta com a estrutura de dois hospitais: Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) e Municipal, além dos laboratórios dos cursos de Enfermagem, ficou em segundo plano.

E o sonho dos iguaçuense de tornar o município um centro de especialidades médicas, pois o curso de Medicina atrairia profissionais de várias partes do país precisará mais uma vez ser adiado.

A diferença entre as duas cidades é disposição política, pois, se o problema fosse verba Foz do Iguaçu sairia na frente. Para implantar em Beltrão, são necessários R$ 12 milhões, enquanto em Foz não passariam de R$ 3 milhões.

A Itaipu fez a parte dela. Investiu e deixou o HMCC pronto para servir de laboratório e até intermediou conversas com a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, mas enquanto Foz do Iguaçu não tiver um bom número de deputados na Assembléia Legislativa e, sobretudo, na Câmara Federal, perderá sempre.  Beltrão veio de carona na nossa luta de anos, mas como angariou valor necessário através de emendas parlamentares foi o beneficiado.

Joel de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário