terça-feira, 18 de outubro de 2011

Foz recebe o Dia Internacional da Animação

Dia 28, às 19h30, o riso e a diversão irão sintonizar o município de Foz do Iguaçu e centenas de cidades brasileiras, ainda, outras tantas espalhadas por 30 países, durante a realização do Dia Internacional da Animação (DIA), maior evento simultâneo de cinema de animação do mundo. As apresentações serão feitas no Teatro Barracão

Além de ajudar a difundir a linguagem artística, a mostra, criada em 2002, pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), visa celebrar o dia mundial da animação, que marca a realização da primeira projeção de imagens audiovisuais, ocorrida em 1892.
A programação do DIA é organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o apoio dos programas de fomento do Ministério da Cultura (MinC).

Em Foz, a maratona de cinema de animação é promovida pelas associações culturais Casa do Teatro, Associação Guatá, Casa da América Latina e a subseção local do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor). A ação conta, ainda, com o apoio cultura do site de notícias H2Foz.

Expectadores

Esta será a terceira edição iguaçuense do DIA. Nos dois anos anteriores, cerca de 15 instituições organizaram projeções da mostra, reunindo cerca de 12 mil espectadores por ano. Agora, além das exibições, os promotores locais do evento pretende realizar uma oficina de formação em cinema de animação, além de levar o circuito para as cidades da Argentina e do Paraguai e de alguns municípios vizinhos.

Em todo o Brasil, serão aproximadamente 300 cidades integradas pelas exibições e outros 30 países também sediarão o evento, entre eles, Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia,Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra.

Filmes

Entre os filmes a serem exibidos: “Menina da Chuva” de Rosária (Rio de Janeiro/RJ), “O Céu no Andar de Baixo” de Leonardo Cata Preta (Belo Horizonte/MG), “Sambatown” de Cadu Macedo (Ribeirão Preto/SP), “O Ogro” de Márcio Júnior e Márcia Deretti (Goiânia/GO), “A Fábula da orrupção” de Lisandro Santos (Porto Alegre/RS), “No Baque” de Carlon Hardt (Curitiba/PR), entre outros. Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Desassossego” de Lorenzo Degli’Innocenti (Portugal/Espanha), “Danny Boy” de Marek Skrobecki (Polônia), “The Line” de Yannis Koutsouris e de Nasos Mirmiridis (Grécia), “Here Be Treasure” de Samuel Lewis (Austrália), “Magic Pot” de Andrey Bakhurin (Russo) e “Birthday Party” de JO Joo-sang (Coréia do Sul).

SERVIÇO:

Dia Internacional de Animação – Mostras Nacional e Internacional
Quando: 28 de outubro, às 19h30
Onde: Teatro Barracão
Entrada Gratuita

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário