segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MEC promove em Foz encontro de institutos federais na fronteira

O Ministério da Educação (MEC) promove desta terça (18) até quarta-feira, no Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu, o 2o Encontro do Projeto “Institutos Federais na Fronteira”.

O evento será aberto, às 9h30, e contará com a presença de Eliezer Pacheco, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil e, representantes dos Ministérios da Educação e Escolas Técnicas da Argentina, Paraguai e Uruguai.

Durante os três dias, serão apresentadas possibilidades de transformar os institutos federais, localizados em cidades fronteiriças, em escolas binacionais. Desta forma, ofertar educação profissional e tecnológica à população das cidades fronteiriças, como forma de promover o desenvolvimento local de maneira sustentável, contribuir para a diminuição dos problemas sociais da região e incentivar a integração do Brasil com os demais países da América do Sul. E uma apresentação do Projeto Piloto Brasil (IFSul) e Uruguai (CETP-UTU), no Rio Grande do Sul.

O diretor do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Foz do Iguaçu, Luiz Carlos Eckstein, diz que o campus é um exemplo positivo do projeto. “Ainda não temos turmas destinadas a alunos estrangeiros, mas temos jovens paraguaios estudando no instituto”, explica.

Fronteiras
De acordo com a Constituição Federal de 1988, a faixa de até cento e 50 quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres brasileiras, é designada como faixa de fronteira. A brasileira abrange um total de 588 municípios, de 11 estados, correspondendo a um total de 27% do território nacional e reunindo uma população estimada de 10 milhões de habitantes. Desses estados brasileiros 10 têm potencial para receber os cursos técnicos, materiais bilíngues e aulas de idioma. Entre eles, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Mais informações pelo telefone (45) 3422-5300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário