sábado, 29 de outubro de 2011

Conquista: A 40ª unidade da Aliança Francesa no país é inaugurada em Foz

Foz do Iguaçu, caldeirão cultural que reúne 75 etnias diferentes, ganhou essa semana um novo e importante ingrediente: um tempero francês. A cidade entra, oficialmente, no mapa da França no Brasil, com a inauguração da 40ª unidade da Aliança Francesa no país.

A solenidade na sede da antiga Associação de Cultura Franco Brasileira é uma conquista que começou a ser planejada em um pequeno espaço na Livraria Kunda. O esforço do casal de empresários, Nathallie e Claimar Granzotto, tornou possível trazer um pedaço da França para Foz do Iguaçu.

As primeiras aulas do idioma na livraria contagiaram outras pessoas, entre elas, o assistente do diretor-geral de Itaipu, Joel de Lima, que ocupou o cargo de presidente da Associação. Foram 15 anos onde centenas de pessoas puderam conhecer o idioma, mas também outros aspectos da cultura francesa.

Em 23 de dezembro, a entidade, sem fins lucrativos, recebeu o título da Aliança Francesa no Brasil. Desde então, a associação foi avaliada em diversos itens, inclusive no relacionamento com a comunidade. A aprovação foi unânime e a placa oficial foi afixada na sede na noite de quinta, 27.

Aliança Francesa

Criada no século 19, a Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesa fora do país. A Rede Aliança Francesa engloba mil estabelecimentos, instalados em 130 países, onde estudam 400 mil pessoas.

O primeiro braço da rede no Brasil foi instalado no Rio de Janeiro em 1885. Atualmente o grupo conta com 40 associações e 10 centros correspondentes em todos os estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário