quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Trincheiras: Parecem que vão sair do papel

O Secretário de Meio Ambiente e Obras, Ruberlei Santiago, anunciou que a prefeitura, em parceria com a concessionária Ecocataratas, construirá a trincheira no cruzamento da BR277 com o trevo da Vila A.

A confirmação da obra aconteceu na audiência pública que debateu a construção de viadutos em Foz do Iguaçu, na quarta-feira, 28.

Para o Presidente da Comissão Especial das Estradas Federais, Nilton Bobato, “apesar de a audiência pública ter apoiado o anúncio de construção da trincheira pela prefeitura, isso não redime o Governo do Estado da responsabilidade pelas obras que estão previstas há 16 anos, desde a duplicação do trecho entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha”. Bobato afirmou que a Comissão continuará cobrando do Governo do Estado a construção dos demais viadutos nos pontos críticos da cidade, localizado na Avenida Costa e Silva, Beira Rio, além da duplicação da BR469.

De acordo com Santiago, o projeto de construção da trincheira, estimado em R$ 3 milhões, já está em fase avançada e a obra deve ser licitada ainda nesse ano. “O projeto de cálculo estrutural deve estar pronto em vinte dias. A prefeitura vai executar a trincheira e chegamos a conclusão que tem quer ser licitado ainda esse ano”. Para o processo licitatório acontecer é necessária a autorização do DER e da Concessionária Ecocataratas.

O Secretário de obras disse ainda que a construção da trincheira foi fruto de um acordo feito entre o governo do estado e o município, em que a prefeitura construiria a trincheira, e o estado, o restante das obras. “Na última conversa entre o Paulo Mac Donald e o Beto Richa, chegou-se a conclusão de que o prefeito faria a trincheira na Avenida Paraná, e ele (governador) faria duas trincheiras, uma no antigo teatro Plaza Foz e outra na Costa Silva, então a palavra do governador foi a seguinte: você faz a Paraná, e eu faço o restante; essa foi a promessa do governador”.

A confirmação da promessa não pode ser feita em função da ausência do Secretário de Infraestrutura e Logística do Governo, José Richa Filho e do deputado estadual da base governista, Reni Pereira (PSB).

Para o vereador Nilton Bobato, o discurso do Governo do Estado é controverso, uma vez que as declarações públicas do governador sinalizam para a falta de prioridade política do estado com as obras em Foz do Iguaçu. Para exemplificar, o vereador mostrou a matéria publicada no jornal “Gazeta do Povo”, no dia 27/09, que lista as 16 obras relacionadas a transporte propostas por Beto Richa para serem incluídas no orçamento da União de 2012. Em nenhuma das propostas aparece investimento para Foz do Iguaçu.

Uma das propostas, incluídas no orçamento da União de 2012, estima o investimento de R$139,7 milhões para melhorias na BR 153 no trecho de Imbituva – Paulo Frontim. “Por que o governo não inclui mais investimento no orçamento da União para as obras em Foz do Iguaçu, cujos valores são ínfimos se comparados com os valores das obras propostas para outras regiões?”, questionou Bobato.

Mais uma vez, a falta de representação política de Foz do Iguaçu foi apontada como prejudicial para os investimentos na cidade. Para o representante do DER, Sérgio Moreira, a saída é “intensificar a ação política” junto ao Governo Estadual e Federal para a construção das demais obras na cidade. 



Fonte: Assessoria Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário