Na ponta dos pés: alunas da Escola Municipal Pres. Getúlio Vargas, de Foz, participantes do Projeto Plugado.
O Projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura!, mantido pela Casa do Teatro e pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, é um dos finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil (FBB) – criado para identificar, selecionar, certificar, promover e fomentar tecnologias que apresentem respostas efetivas para diferentes demandas sociais.
Serão escolhidas nove tecnologias sociais replicáveis divididas em quatro categorias: Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil; Gestão de Recursos Hídricos; Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais; Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza.
Ao todo, o prêmio, que está em sua sexta edição, recebeu 1.116 inscrições. Dessas, além do projeto iguaçuense, outras 263 iniciativas estão entre as finalistas. O Plugado concorre na categoria Educação, sendo reconhecido por sua atuação nas escolas envolvendo 800 estudantes e professores da educação pública.
O projeto, que em 2011 já recebeu o Prêmio Neide Castanha, apresenta uma metodologia que articula, de forma pedagógica, a arte, a cultura e a educação como ferramentas de promoção da cidadania e de protagonismo entre adolescentes.
Um corpo de jurados formado por 14 integrantes será responsável por avaliar as melhores iniciativas. Caso seja um dos nove vencedores, receberá um prêmio no Valor de R$ 80 mil. O resultado será divulgado em novembro.
Estão entre os finalistas também outros dois projetos iguaçuenses: Oficinas de Artesanato e Identidade nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu; Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável; e Veículo Elétrico para Catadores de Materiais Recicláveis.
Fonte: JIE
Nenhum comentário:
Postar um comentário