sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Idosos têm lições de vida saudável


Exercício para esquentar a palestra: vida saudável em pauta para os idosos.

Mais de 500 idosos de Foz do Iguaçu receberam, na quinta-feira (4), informações sobre como envelhecer com saúde. O grupo participou no Centro de Convivência do Idoso da palestra “Sensibilização ao Processo de Envelhecimento Ativo”, proferida pelo cardiologista German Pignolo, especialista em envelhecimento.
  
O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde). No dia 17, o mesmo encontro ocorre no Paraguai, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu.
  

Durante uma hora, German mostrou ao grupo a importância de ter hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos com frequência, beber água e, principalmente, fazer os exames periódicos. “A prevenção é o melhor remédio, pois evita que algo ruim aconteça”, afirmou.
 
Segundo o médico, cuidados como as visitas periódicas a ginecologistas e urologistas são fundamentais para evitar problemas futuros. “Estes cuidados são necessários porque o corpo humano começa a envelhecer já a partir dos 30 anos: os rins filtram menos, o coração bate de forma mais lenta, ocorre perda da elasticidade e os pulmões também oxigenam menos. Mas as consequências são sentidas a partir dos 60”.
  
Segundo o especialista, no entanto, quem se cuida pode chegar aos 60 ou 80 anos, com uma vida ativa e saudável. “Não basta viver muito, é preciso ter qualidade de vida”, completou.
  
“Esperamos que a palestra tenha sensibilizado o grupo. A meta é reduzir o número de pessoas nas unidades básicas de saúde”, explica Paula Rodrigues Zvir, coordenadora da atividade.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário