sábado, 6 de agosto de 2011

Alcione Araújo: Quem lê tem a chance de viver várias vidas


O escritor, draumaturgo e roteirista, Alcione Araújo ministrou no Salão Internacional do Livro, de Foz do Iguaçu, uma palestra sobre “A Verdade das Mentiras”. Ele destacou quanto os romances - considerados histórias mentirosas -, podem influenciar a vida da pessoa.  Para o autor quem lê, seja um livro, um filme ou uma peça teatral tem a oportunidade não apenas de saber mais, mas viver várias vidas.

Segundo ele, antes mesmo do homem aprender a falar, já tem interesse em histórias inventadas. As mães são as primeiras a contar ao colocar os filhos para dormir.

E dessa necessidade surgiram os romances. “A literatura, o teatro e o cinema oferecem ao homem a oportunidade de sentir as emoções de um marinheiro, de uma prostituta ou de guerreiro, por exemplo”, diz Alcione.

“Quem não lê vive apenas a sua vida. Sem provar os sabores que as mentiras proporcionam”, reforçou. Com isso, tornam-se pessoas preconceituosas. “Sem mergulhar no mundo da literatura, a vida empobrece e o crescimento é pela metade. Não tem fantasia”, frisou Alcione.

Crise

Apesar dos valores que o livro oferece às pessoas, no Brasil a literatura vive uma crise. Há poucos leitores. A população é formada por 190 milhões de brasileiros. Desses 62 milhões estão envolvidos na educação, mas cada romance tem uma tiragem máxima de 3 mil exemplares. “Temos esperança de um dia este quadro mudar. Salões como esse, de incentivo a leitura, podem ajudar a formar novos leitores, principalmente, entre alunos e professores”, completou.

Fotos: Antônio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário