sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Começa brasileiro de canoagem



Atletasjá estão no Canal Itaipu: promessas de medalhas para o Brasil.
    
Com 150 atletas de várias partes do País, começou nesta sexta-feira (26) o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom para Iniciantes. As provas serão disputadas até domingo no Canal Itaipu. A abertura oficial da competição ocorreu na quinta-feira, às 17h30, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu. 
     
Cerca de 150 atletas participaram da abertura oficial da competição, no CRV.
    
A cerimônia contou com a participação do presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner, do superintendente de Comunicação Social da IB, Gilmar Piolla, do vice-presidente da CBCa, Darci Oberdan, do presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Valdeci Fernandes da Cruz, da supervisora do Comitê Olímpico Brasileiro, Berenice Arruda, e da coordenadora do Programa de Proteção à Criança e Adolescente, Gladis Mirtha Baez. 
     
Schwertner, da CBCa, comemorou o grande número de inscritos na competição.
    
Para Schwertner, o grande número de atletas (o maior já registrado na modalidade) é um indicador do crescimento do esporte no País e também sinaliza para o potencial de medalhas olímpicas para o Brasil, no Rio, em 2016. 
     
“Muitos dos que estão aqui vão brigar por vagas na Olimpíada. E acredito que a Canoagem Slalom pode seguir o exemplo da Canoagem de Velocidade, em que temos o campeão mundial Isaquias Queiroz, de apenas 17 anos”, afirmou o presidente da CBCa. Vale lembrar o Slalom e a Velocidade são as duas modalidades olímpicas da canoagem.
    
Piolla também enfatizou o fato de a competição que se inicia no Canal Itaipu conta com a participação dos futuros campeões da modalidade. E destacou também o sucesso do projeto Meninos do Lago, que a CBCa está buscando reproduzir em outras localidades.
     
“Queremos fortalecer ainda mais essa parceria, inclusive com a criação de um Centro de Treinamento em Três Lagos”, adiantou o superintendente.
    
Os 150 atletas são do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro, com idade entre 8 e 23 anos. Além de formar futuros talentos olímpicos, é nesta prova que a CBCa poderá decidir quem representará o Brasil no Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom, em 2015.
     
Competição conta com atletas divididos em categorias até 12 anos, 12 a 14, e 14 a 18.
    
A competição é dividida em faixas etárias – até 12 anos, até 14 anos e até 18 anos. Em cada uma delas, há seis categorias diferentes, separadas pelas modalidades de caiaques (K) e de canoas (C).
    
Na sexta e sábado (26 e 27), as provas ocorrerão das 8h30 às 16h, sempre no Canal Itaipu, considerado um dos melhores da América Latina para a prática destes tipos de esporte. No domingo (28), as provas serão realizadas das 8h30 ao meio-dia.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário