segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom Iniciantes termina empatado


Público acompanha disputa no Canal Itaipu: na água, muito equilíbrio entre duas equipes.
  
O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom Iniciantes terminou, no domingo (28), no Canal Itaipu, de uma forma inusitada: duas equipes tiveram a mesma pontuação final, algo inédito nos últimos 25 anos de competições organizadas pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Com 1.425 pontos,  os times do Instituto Meninos do Lago (Imel), de Foz do Iguaçu, e da Associação Pirajuense de Canoagem (Apen), de Piraju (SP), ficaram rigorosamente empatados.
   

Foram três dias de disputas entre algumas das promessas da canoagem para a Olimpíada de 2016.
  
Na avaliação da CBCa, o equilíbrio veio acompanhado de um bom nível técnico demonstrado pelos iniciantes, a maioria jovens promessas da modalidade para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. “Foi uma das maiores e melhores competições de canoagem das últimas décadas”, disse o superintendente da confederação, Argos Rodrigues.
  
A Associação Primaverense de Canoagem (APC), de Primavera do Leste (MT), ficou com o terceiro lugar, com 250 pontos.
  

Competição reuniu 150 atletas, entre 10 e 19 anos.
   
No quadro de medalhas, os canoístas do Imel conquistaram 9 ouros, 7 pratas e 7 bronzes; os da Apen ficaram com 9 ouros, 9 pratas e 3 bronzes; e os da APC garantiram 1 ouro, 1 prata e 4 bronzes.
   


Segundo Gládis Mirtha Baez (centro baixo), o resultado do Meninos do Lago vai muito além do demonstrado na água.
    Para Gládis Mirtha Baez, coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, o resultado na água foi surpreendente e pode ser avaliado pela boa pontuação conquistada pelos jovens atletas iguaçuenses. Mas, segundo ela, ainda há um outro resultado não mensurado pela classificação final. “Esses meninos e meninas treinam durante horas, todos os dias. Quando estão com seus barcos, aprendem lições importantes, como cidadania e respeito ao meio ambiente”, disse.
   

Wallan e Welton Patrick de Carvalho: gêmeos entrosados conquistaram ouro na C2.
  
O momento da premiação, às 14h, logo após a final, foi aguardado com muita expectativa e em clima de festa. Os gêmeos Wallan e Welton Patrick de Carvalho, de 13 anos, do Imel, confirmaram o favoritismo. Eles levaram ouro na modalidade Canoa dupla (C2), e disseram aproveitar de uma proximidade que outras duplas não têm. “Gêmeos têm mais sintonia”, afirmou Wallan. Agora a meta dos irmãos é treinar para ser ouro no Campeonato Mundial Junior, em 2015, e nos Jogos de 2016, no Rio.
  
Boa aluna

  

Ana ao lado do pai, Moacir da Costa: a garota de 14 anos dá show na água e na sala de aula.
  
Outra aposta da canoagem de Foz do Iguaçu é Ana Paula da Costa, de 14 anos. A jovem foi ouro em duas categorias: na dupla, ao lado de Maryane dos Santos, e também na Canoa individual (C1). Fora da água ela também dá show. Depois da premiação, Ana Paula recebeu um reconhecimento por tirar a melhor nota da escola onde estuda, com média de 9,6.
  
Moacir da Costa, o pai, é o principal incentivador. Está em todas as disputas e faz questão de ajudar a carregar o barco. “Ela sempre foi uma filha dedicada, mas depois de fazer parte do Meninos do Lago ficou ainda melhor”, disse.
   
Números
  
Durante os três dias de provas nas corredeiras do Canal Itaipu, 191 embarcações, com 150 atletas entre 10 e 19 anos, representaram quatro estados brasileiros: Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. , enfrentaram as corredeiras do Canal Itaipu.
   
Os medalhistas ainda vão participar de outras três competições, ainda em 2011: Copa Brasil (duas vezes) e o Campeonato Brasileiro.
  
Das quatro equipes, o maior número de canoístas foi do Projeto Meninos do Lago, com 60 adolescentes. 



Confira os medalhistas


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário