sábado, 16 de julho de 2011

Curso sobre envelhecimento reúne profissionais de diversas áreas

Um grupo de 60 profissionais de saúde, professores, jornalistas, sociólogos, engenheiros, turismólogos e pedagogos do Brasil, Paraguai e da Argentina participou nesta sexta-feira, 15, da aula inaugural do curso “Envelhecimento e suas interfaces: qualidade no trabalho com o idoso”, promovido pelo Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT Itaipu-Saúde), no auditório do Sesc.  A aula do 1º módulo prossegue neste sábado durante todo o dia.

A capacitação oferecida gratuitamente à comunidade tem carga horária de 120 horas, dividida em quatro módulos.

“Embora a proposta do GT Itaipu Saúde seja capacitar profissionais da área da saúde, precisamos pensar no cidadão como um todo, por isso, abrimos vagas para as diversas áreas do conhecimento”, explica Paula Rodrigues Zvir, responsável pelo curso.

Para Paula, a meta foi atingida: “25% dos inscritos não estão ligadas à saúde”. Ao longo do treinamento , entre as disciplinas serão discutidos os fundamentos biopsicossociais: aspectos biológicos, psicológicos, sociais, famílias contemporâneas e educação; políticas públicas; legislação e redes sociais. 

Grisalho
Na sexta-feira e sábado a discussão com a socióloga da Universidade Caxias do Sul, Vânia Herédia destaca o quanto o Brasil está mais grisalho Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam quem o país envelheceu 30 anos nas últimas cinco décadas. E a tendência é aumentar ainda mais. Enquanto a população como um todo cresceu 12,34% na última década, a faixa etária acima de 60 anos aumentou 41,65%. “Envelhecemos muito rápido, não estávamos preparados para esta mudança”, afirma Vânia.
Segundo ela, a sociedade precisa, com urgência, se organizar para atender este público. “Juntos, esses profissionais das diversas áreas precisam pensar em propostas”, diz. Uma das sugestões apontadas pela socióloga é preparar pessoas para serem cuidadores de idosos. “Precisamos regulamentar esta profissão”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário