quarta-feira, 15 de junho de 2011

Palestra marcará Dia mundial de consciência contra violência ao idoso

Em comemoração ao Dia Mundial de Consciência da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, a Itaipu Binacional em parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) promove a palestra: “Silêncio é cumplicidade, notificar é cuidar!”. O evento será nesta quinta-feira, 16, às 14h, no mini auditório da Unioeste.

A Itaipu é parceira da UNATI através do Programa Saúde na Fronteira e Rede Cidadã, cujo objetivo é erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos nos municípios vizinhos ao reservatório de Itaipu.

O idoso passou a ser uma preocupação da empresa devido aumento, considerável, de pessoas nesta faixa etária. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2010, apontam que hoje o Brasil tem cerca de 30 milhões de pessoas com mais de 55 anos. O número é superior ao de crianças de até quatro anos.  E, na última década, a expectativa de vida, por exemplo, saltou de 66 para 73 anos. E, estudos afirmam que, em 2025, a esperança de vida chegará a 82 anos.

15 de junho
A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. A violência contra os idosos deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário