sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto Plugado! ganha prêmio nacional de Direitos Humanos

Os 40 plugados dão aula de teatro e dança para 400 estudantes de Foz.
O projeto “Plugado – Canais Ligados na Cultura!”, mantido pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) da Itaipu Binacional e pela Casa do Teatro de Foz do Iguaçu, acaba de receber o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, pelo trabalho realizado com 40 adolescentes de bairros pobres de Foz do Iguaçu, onde existe incidência de risco social, violação ou desrespeito aos direitos da juventude. A solenidade de entrega será em Brasília, no dia 18 de maio.
    
Com apenas dois anos de existência, a iniciativa concorreu com projetos de todo o país e foi premiada na categoria Protagonismo de Crianças e Adolescentes, por incentivar a sensibilização dos jovens e formá-los para que sejam protagonistas em suas comunidades, repassando os ensinamentos e exemplos que recebem com as atividads do Plugado!.
 
    
 Joel conversa com os adolescentes do projeto

Segundo Gladis Mirtha Baez, coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente da Itaipu, o Plugado! foi criado como ferramenta de enfrentamento e prevenção da violência contra meninos e meninas em Foz do Iguaçu. Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro, avaliou o prêmio como um reconhecimento valioso: “Quando conseguimos resultados como esse com jovens, que são o futuro do país, é muito gratificante”, disse.
    
Para Arinha Rocha, diretora da Casa do Teatro e coordenadora do Plugado!, o prêmio é uma prova de que o trabalho está sendo bem feito. “Premiações como essa coroam o modelo de trabalho que desenvolvemos”, disse ela.
    
A premiação será no dia 18 de maio, em Brasília, durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Criança e ao Adolescente. Na ocasião, também serão premiados o Canal Futura, na categoria Boas Práticas; a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Produção de Conhecimento; Wanderlino Nogueira Neto em Cidadania; e a Federação da Indústria do Rio de Janeiro (FIRJAN) na categoria Responsabilidade Social.
    
O Projeto Plugado! capacita jovens para atividades de agente cultural nas escolas, remunerando-os com R$ 100 por mês. Depois, eles repassam os conhecimentos e habilidades para outros 400 estudantes.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário