segunda-feira, 11 de abril de 2011

Programa Empreendedor Individual beneficia mais de mil pessoas em Foz

Mutirão promovido com o apoio da Itaipu, em 2010: atendimento facilitado para dar adeus à informalidade.
   
Mais de mil iguaçuenses já foram beneficiados pelo Programa Empreendedor Individual (EI), lançado em 2009 pelo Ministério da Previdência Social. Para ajudar a fortalecer as políticas públicas do governo federal, a Itaipu apoia a iniciativa.
   
Boa parte da adesão ao EI em Foz do Iguaçu ocorreu durante os mutirões promovidos durante a Campanha da Fraternidade 2010, que tiveram participação direta da binacional na organização e realização. Durante as ações, mais de 300 trabalhadores deixaram de ser informais.
    
Em todo o País, um milhão de pessoas que viviam sem cadastro profissional – como cabeleireiras, manicures, costureiras, sapateiros, pipoqueiros e encanadores – passaram a ser empreendedores reconhecidos pelo governo. A expectativa do governo federal é que, até o final do ano, outros 500 mil brasileiros se inscrevam no EI.
   
“O programa quer garantir a dignidade dos cidadãos brasileiros. O número de inscritos demonstra que as pessoas acreditaram no EI e, acima de tudo, estão pensando no futuro”, destacou o assistente do diretor-geral brasileiro, Joel de Lima.
   
José Luciano Pinto, de 43 anos, é um dos que aderiram ao EI em Foz. Desde 2008 ele instala aparelhos de ar-condicionado e conserta geladeiras, mas há apenas um ano, sente-se seguro e confiante para trabalhar. “Hoje estou mais tranquilo. Minha aposentadoria está garantida”, disse.
      
Vantagens
   
Ao se inscrever, o trabalhador contribui com pouco mais de R$ 60 ao mês à Previdência Social. Custa menos do que pagar como autônomo. Com este valor, tem acesso às linhas de crédito e a uma série de benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade e aposentadoria.
   
Como empresário, o contribuinte pode, inclusive, participar de licitações públicas. “Agora tenho nota fiscal. Presto serviço até para órgãos públicos. Minha renda aumentou quase 50% no último ano”, afirmou.
    
Como participar

   
Para ser enquadrado na lei, o autônomo deve ter renda mensal de no máximo R$ 3 mil e contar com até um empregado. O cadastro pode ser feito no site: www.portaldoempreendedor.gov.br ou na Casa do Empreendedor, na Avenida Brasil, em Foz do Iguaçu.


A paranaense Isabelle Cordeiro foi a Empreendedora de número 1.000.000.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário