quinta-feira, 7 de abril de 2011

Feliz Dia do Jornalista!!!!

Parabéns aos nossos Jornalistas. Aos profissionais cujo papel é mostrar a sociedade os problemas do mundo e revelar um outro que encanta e transforma ações.


Com seu trabalho sério, pode mudar uma nação. Através de suas apurações, são descobertar crises, escândalos; que abrem CPIs; que promovem a justiça. Mas também, revela boas ações e bons projetos.

É importante porque através das matérias produzidas pelos jornalistas a população se comove, se mobiliza, se revolta, se desperta em relação às dificuldades enfrentadas pelo mundo. Alguém esquecerá um dia da cena o World Trade Center vindo a baixo, numa transmissão ao vivo em todo o planeta? No Brasil, do Caso Isabela Nardoni ou da apuração dos votos nas eleições? Tudo em tempo real.

Não é à toa que o jornalismo, através do jornalista, é considerado o Quarto Poder - uma célula bastante poderosa na sociedade. Representa a voz do povo. É tão poderoso que, na China, por exemplo, é controlado.

O diferencial entre o jornalista e os demais escritores é saber contar a história de forma imparcial, ou seja, sem expressar sua opinião.


O jornalista é o profissional que não está na mídia, geralmente nunca aparece, mas é quem escolhe o que será debatido.

A parte bacana do jornalista é conhecer um pouco de todas as áreas e, ainda, ter a capacidade de transformar as informações complexas e técnicas em uma linguagem capaz de ser entendida por todas as classes sociais e por todas as idades. O compromisso é somente com a verdade.

A grande pergunta é: O que seria da sociedade sem os jornalistas? Como os políticos, por exemplo, seriam conhecidos? Como seriam divulgadas as campanhas contra Dengue, nossa maior vilã no momento?

Um comentário:

  1. É! JORNALISTA É IGUAL ADMINISTRADOR. NÃO SABE BEM DE NADA E QUALQUER UM PODE FAZER O QUE UM FORMADO FAZ.

    ResponderExcluir