terça-feira, 15 de março de 2011

Paraná ganhará Núcleo Regional de Fronteira

Será implantado no Paraná um Núcleo Regional cujo objetivo é apresentar ações para o desenvolvimento na faixa de fronteira, estimulando a integração das políticas públicas e a parceria com os demais órgãos públicos.

Detalhes da formatação serão definidos nesta quinta-feira, por representantes dos Governos Municipais, Estaduais e Federais do Brasil. A reunião será às 9h, no Centro Executivo, da Itaipu Binacional.

Proposto pelo Grupo de Trabalho Interfederativo de Integração Fronteiriça, do Ministério da Integração Nacional, o Núcleo contará com a participação das três esferas de governo e se reunirá periodicamente.

O Paraná será o primeiro a contar com este espaço de discussão. Nos próximos meses, outros estados fronteiriços, como por exemplo, o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul, também serão beneficiados.

Mais ações

O Núcleo terá como papel, ainda, propor o desenvolvimento de sistema de informações para o gerenciamento das ações; apresentar planos regionalizados de desenvolvimento da região e, também, interagir com os demais núcleos regionais a serem criados para debater questões de desenvolvimento e integração fronteiriços.

A criação do Núcleo é resultado do Decreto de 8 de setembro de 2010, assinado pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que instituiu a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário