segunda-feira, 28 de março de 2011

Joel participa de reunião no Ministério do Planejamento: mais investimentos para o Aeroporto de Foz

Joel de Lima participou, na quinta-feira, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília, de uma reunião com o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz.

Entre os assuntos tratados, investimentos para melhoria e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Embora a obra já esteja incluída na segunda etapa do PAC, um projeto do Fundo Iguaçu estima uma necessidade de investimento superior ao disponibilizado pelo programa.

Existe este cuidado porque, Foz, segundo a Embratur, é o segundo destino brasileiro para turistas estrangeiros – Rio de Janeiro é o primeiro. Além disso, há outras justificativas: Em 2014, o Brasil será sede de uma Copa do Mundo; a cidade de Foz completa 100 anos, Itaipu completa 40 e o Parque Nacional do Iguaçu, 75 anos. 

Por isso, o grupo apresentou sua proposta de projeto, sugeriu alternativas de fontes de recursos, como concessão do aeroporto ou via Parceria Público-Privada (PPP). O Ministério comprometeu-se a encaminhar o assunto e dar continuidade às conversas.

Joel lembrou que na maioria das vezes Foz do Iguaçu não fica entre as prioridades nacionais por estar fora do eixo das capitais. No entanto quem conhece a cidade sabe o que representa para o país. "Em Foz não se  encontra uma única chaminé na cidade, porém somos o 66º PIB entre os 5.564 municípios do Brasil", defende.
 
Na reunião

Participaram da reunião também a senadora Gleisi Hoffmann; os deputados federais do Paraná Zeca Dirceu e Fernando Giacobo; o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald; Julio Marin, da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República; Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu;   Wádis Benvenutti, secretário Municipal de Planejamento de Foz do Iguaçu; Felipe Gonzalez, secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu; Camilo Roratto, presidente do Instituto de Promoção Turística do Iguaçu – ICVB (Convention & Visitors Bureau); Mauro Sebastiani, presidente da ABIH Regional Foz do Iguaçu; Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu – ICMBio e Jaime Nelson Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Turismo.

Foto: Cintia Nunes

2 comentários:

  1. PARABÉNS COLOMBO!!! AJUDE O PESSOAL DO IFPR DE PALMAS INDO ATRÁS DE VERBAS.POIS LÁ NÃO TEM ESTRUTURA PARA ALGUNS CURSOS.EXEMPLO ENGENHARIA CIVIL.ONDE OS ACADEMICOS VÃO TER SUAS AULAS PRÁTICAS,POIS ESTE CURSO NÃO É BRINCADEIRA NÃO O SENHOR SABE,ELES NÃO PODEM SAIR DE LÁ CONSTRUINDO CASAS TIPO O ENGENHEIRO NAIA.NÃO ACEITAMOS FECHAR O CURSOS,QUEREMOS RECURSOS PARA MELHORAR A ESTRUTURA DO IFPR.CONTAMOS COM O SEU EMPENHO.

    ResponderExcluir
  2. Não para o fechamento dos cursos superiores que o IFPR assumiu em andamento da antiga UNICS.Não vamos ficar calados mesmo!!! Palmas não pode ficar sem UNIVERSIDADE.Queremos progresso dos cursos superiores e não a falencia como estão tentando fazer. Assumiram os cursos agora derem um jeito para que tenha continuidade.

    ResponderExcluir