quinta-feira, 17 de março de 2011

Curso capacitará gestores a captar recursos públicos

Coordenadores das instituições que formam a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente (Rede Proteger) e funcionários de prefeituras da região Oeste participam, nesta sexta-feira e sábado, do 1o módulo da capacitação “Planejamento, Captação e Gestão de Recursos Públicos com foco no Terceiro Setor”.  As atividades serão ministradas no Hotel Bella Itália, com início às 9h.

O treinamento é promovido pela Cáritas Diocesana e conta com o apoio do Hospital Ministro Costa Cavalcanti e da Itaipu Binacional, através do Programa de Proteção á Criança e ao Adolescente (PPCA).

“As entidades e ONGs de Foz do Iguaçu desenvolvem trabalhos sérios no cuidado de meninos e meninas, mas na maioria das vezes, são obrigadas a abandonar um projeto por falta de dinheiro”, explica a coordenadora do PPCA, Gládis Mirtha Baez.

Nesse sentido, a proposta do curso é ensinar esses gestores a elaborar projetos e buscar os recursos, seja, de empresas ou dos governos municipais, estaduais e federais. Também a administrar e prestar contas.

O assistente do diretor-geral, Joel de Lima, destaca que, na Itaipu, por exemplo, alguns convênios deixam de ser firmados pela falta de uma proposta bem estruturada. Em outros casos, as verbas são suspensas por haver falhas nas prestações de contas. “Há recursos disponíveis nos governos para patrocinar projetos sociais, cabe as entidades saber como captá-los. Este curso com vai auxiliar”, afirma.

Para o padre Sérgio Bertotti, presidente da Cáritas, essa capacitação ampliará os horizontes destas instituições para que possam expandir seus serviços e ter condições de buscar novas parcerias.

Módulos

A capacitação será dividida em dois módulos, com 24 horas duração. O primeiro a ser realizado nesta sexta-feira e sábado terá como foco a captação, a gestão e a prestação de contas do dinheiro público. A aula será ministrada pelo economista e responsável pelo monitoramento das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Ministério da Cultura, Geraldo Horta Alvarenga e, por Jean Claude O`Donnell, Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União.
No segundo encontro, marcado para os dias 7 e 8 de abril, o assunto será: “Planejamento e Orçamento Público”, com Enio José Verri, doutor em economia, Deputado Estadual pelo Paraná e ex-chefe de Gabinete do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretario do Planejamento do Governo do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário