sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ministério da Saúde argentino propõe parceria com Unila e Itaipu

Integrantes do Ministério da Saúde argentino fizeram uma visita à UNILA, na tarde desta quarta-feira (05), para apresentar o Instituto Nacional de Medicina Tropical, um projeto do Governo da Argentina. A iniciativa visa realizar pesquisas e gerar conhecimento na área de saúde pública na Região Trinacional do Iguaçu.


O local onde será instalado o projeto ainda está indefinido, mas é cogitada a possibilidade de a sede ser Puerto Iguazú (Argentina), cidade vizinha a Foz do Iguaçu. "Identificamos na região possíveis parceiros, e como temos enfoque multidisciplinar e de integração, achamos que a UNILA poderia ajudar na articulação de nossas ações", disse o futuro diretor do Instituto, Oscar Daniel Salomón.

O reitor da UNILA, Hélgio Trindade, e o vice-reitor, Gerónimo de Sierra, demonstraram interesse pelo projeto e disseram estar abertos a um diálogo de cooperação. "Estamos dispostos a colaborar. Inclusive temos proposta de desenvolver cursos na graduação e pós-graduação em saúde pública, e essa troca de conhecimento pode ajudar a acelerar o desenvolvimento de nossas atividades nessa área", salientou o reitor Hélgio Trindade.


Também participaram do encontro o pró-reitor de Planejamento e Administração, Paulino Motter, e o assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional e coordenador do Grupo de Trabalho Saúde na Fronteira, Joel de Lima. O representante da Itaipu declarou estar aberto a contribuir com a iniciativa. Ele explicou que o GT trabalha em parceria e abrange diversos eixos temáticos. "Tivemos, por exemplo, um eixo de trabalho que ajudou o Paraguai a criar uma política nacional para a saúde indígena", citou Lima.


Na ocasião da visita, os membros argentinos convidaram o reitor da UNILA para um evento, no dia 9 de fevereiro, que vai formalizar a regulamentação do Instituto Nacional de Medicina Tropical. No evento, além de a presidente Cristina Kirchner assinar o termo que vai dar origem ao projeto, haverá uma jornada técnica de discussão sobre os objetivos do Instituto.


Estiveram presentes, ainda, um integrante da área de epidemiologia de Missiones, Jorge Abel Gutierrez, e três membros do Ministério da Saúde da Argentina: o vice-ministro, Gabriel Yedlin; o diretor de Vetores, Sergio Estani; e o assessor da Secretaria de Políticas e Instituto, Humberto Stepanik.

Fonte: Unila

Nenhum comentário:

Postar um comentário