quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dilma desembarca em Seul para participar da cúpula do G20

Acompanhada do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a presidente eleita, Dilma Rousseff, desembarcou na madrugada desta quarta-feira em Seul, na Coreia do Sul, onde participará das reuniões da Cúpula do G20 – grupo dos 20 países mais ricos do mundo.

O presidente Luis Inácio Lula da Silva chega a Seul nesta quinta-feira. As reuniões iniciam na noite desta quinta, com um jantar oferecido pelo governo da Coreia do Sul. 

Essa é a primeira viagem internacional de Dilma depois da confirmação de sua vitória nas eleições de outubro. Apesar de sua posse só ocorrer no dia 1º de janeiro, a viagem de Dilma já tem “caráter oficial”, pois foi convidada pela organização do G20 para participar de todos os eventos do encontro de cúpula.

G20
O assunto principal do G20 será a chamada guerra cambial para conter os efeitos da crise financeira internacional que ainda atinge os Estados Unidos.

Na semana passada, o Fed (Banco Central dos EUA) anunciou que injetará  US$ 600 bilhões economia americana para a compra de títulos públicos do tesouro do país. A decisão aumenta a circulação da moeda norte-americana, mas tem como consequência uma desvalorização ainda maior do dólar. A queda da moeda prejudica as exportações de produtos de outros países, como o Brasil.

O governo brasileiro criticou a medida dos EUA e deve entrar no G20 para evitar que outras medidas unilaterais provoquem a queda dólar.

Foto: Roberto Stucker Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário