A plenária anual do Fórum Consultivo de Cidades e Regiões (FCCR) será realizada nos dias 15 e 16 de dezembro em Foz do Iguaçu. Com o tema: 20 do Mercado Comum do Sul (Mercosul) – Avanços e Desafios, reunirá na cidade 50 governadores do bloco, também prefeitos das capitais e da região Oeste do Paraná. O evento contará com o apoio da Itaipu Binacional.
As decisões tomadas durante os dois dias serão levadas a Reunião de Cúpula do Mercosul que também ocorrerá na cidade entre os dias 13 e 17 de dezembro. Até o momento, presidentes de 12 países da América do Sul já confirmaram a presença.
Segundo Alberto Kleiman, assessor da Secretaria de Relações Institucionais, criado em 2004, o FCCR é o espaço onde os governos estaduais e municipais dos Estados membros do Mercosul apresentam suas demandas e contribuição para a efetiva construção do bloco. Não apenas como coadjuvantes, mas como atores efetivos. Entre os temas, educação, integração física, arranjos produtivos e comerciais, capacitação de empregados para elaboração de projetos e intercâmbio de experiências. “As decisões não podem vir de cima, pois, a integração deve começar pelas fronteiras, onde estão localizadas as cidades e os estados”, explicou.
O local da Reunião do FCCR ainda não está confirmado, mas a previsão é que será no Hotel Mabu.
O Mercosul é formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O Chile e a Bolívia são países associados. A Venezuela depende ainda da aprovação dos países-membros para também ser aceita no bloco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário