terça-feira, 14 de setembro de 2010

População: 50% já são classe média

Estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio) coordenados pelo economista Marcelo Neri indicam que metade da população brasileira já integra a classe C (classe média) e que no ano passado a renda dos segmentos mais pobres cresceu a um ritmo quase três vezes superior ao dos mais ricos. Pelo levantamento o poder aquisitivo dos setores mais carentes teve ganhos da ordem de 3,15% e o dos mais abastados de 1,09%.


Os estudos têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD-2009-IBGE) e, segundo Marcelo, registram que a renda dos brasileiros nos últimos anos tem crescido mais que o PIB. Enquanto este avançou à média de 3,78% ao ano de 2003 a 2008, a renda se expandiu a um ritmo de 5,26% ao ano.

Mesmo no ano passado, auge da crise econômico-financeira global, o PIB per capita caiu 1,5%, mas a renda subiu 2,04%. Marcelo enquadra na classe C as famílias com renda mensal entre R$ 1.116 e R$ 4.854, uma classe hoje composta por 94,9 milhões de pessoas.

De acordo com o economista da FGV-Rio, em termos de ascensão social e aumento da renda, o Brasil vive hoje um crescimento comparável ao registrado na China, com uma diferença: "o boom brasileiro recente vem acompanhado de maior equidade, enquanto a China vive uma crescente desigualdade, similar à que vivemos durante o milagre econômico brasileiro".

Simultaneamente à divulgação por Marcelo de seu estudo, a FGV divulgou que a inflação de agosto pp. para os mais pobres caiu bem mais do que para o restante da população. Para as famílias de baixa renda caiu 0,44% em agosto, segundo o IPC-C1 (Índice de Preços ao Consumidor-Classe 1), medido pela Fundação. Foi a 3ª queda consecutiva do índice.

Fonte: Blog do Zé

Nenhum comentário:

Postar um comentário